COTER promove encontro com Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares

O Exército Brasileiro realizou, no dia 23 de abril, o encontro da Força Terrestre com os Comandantes-Gerais das Polícias Militares (PM) e dos Corpos de Bombeiros Militares (CBM) de todo o país. A principal finalidade do encontro foi fortalecer o vínculo existente entre o Exército e as Corporações Militares Estaduais por intermédio de palestras e painéis.

Além dos Comandantes-Gerais das PM e dos CBM, estiveram presentes ao encontro representantes de Comandos Militares de Área e de Órgãos de Direção Setorial do Exército. Os principais temas tratados pelos participantes foram o Planejamento Estratégico das PM e dos CBM com vistas aos Grandes Eventos e a atuação das PM no combate aos ilícitos transnacionais na faixa de fronteira e aos crimes ambientais.

O encontro foi promovido pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM), uma Divisão da 3ª Subchefia do COTER. Criada em 1967, a IGPM tem o objetivo de centralizar e padronizar os assuntos relativos às Polícias Militares a aos Corpos de Bombeiros Militares.

A rotina diária da IGPM inclui a oferta de cursos, o acompanhamento da organização e da legislação, o controle dos efetivos e todo o material bélico das PM e CBM do país, além de colaborar nos estudos visando aos direitos, deveres e garantias das Corporações. A IGPM participa, também, da seleção e indicação de policiais militares para as missões de paz no exterior (UNPOL) e estabelece as condições gerais para a convocação e mobilização dessas Forças Auxiliares.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter