Fábio Rodrigues
Jornal Correio do Norte
Canoinhas-SC
Na semana passada, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro realizou exercícios militares em Três Barras em SC. Aproximadamente 200 homens e 20 viaturas trabalharam nas simulações de operações.
A Operação Quedas do Iguaçu teve atividades como o estabelecimento de uma base de combate na sede do Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), transposição do rio Negro com tropa apoiada pela Engenharia do Exército e simulação de combate urbano, no centro de Três Barras.
O movimento dos militares, com participação das Unidades Militares do Exército sediadas no Paraná, chamou a atenção da população nos dois primeiros dias da operação, 18 e 19. Na segunda-feira, 18, os militares fizeram um treinamento nas ruas de Três Barras, para simular a operação na terça-feira. Para a estagiária Thalita Jascuf, é interessante ver como acontecem os treinamentos. “Pelo que lembro, esses treinamentos sempre aconteceram em outras localidades do município, mas nunca uma simulação na área urbana”, afirma.
Para ela, a movimentação dos militares não trouxe nenhum ponto negativo. “Foi bem legal ver todos esses carros blindados e a balsa no rio Negro.” Caminhões, tanques de guerra e motos de escolta da Polícia do Exército participaram da simulação.
Sexta dia 22 foi o último dia dos exercícios militares da operação. Segundo comunicado oficial, as atividades visavam a manutenção do adestramento da tropa em ambiente urbano e rural, mas também para se aproximar da comunidade de Três Barras.