Guarnição de Santa Maria testa nova versão de sistema de jogos de guerra do Exército

Com Soc 3ª DE

O Centro de Adestramento Simulado de Posto de Comando de Santa Maria (CAS-PC) está conduzindo, desde 4 de novembro de 2013, as atividades de validação do projeto para a implantação da nova versão do sistema de jogos de guerra, denominado COMBATER. Os trabalhos se estenderão até o dia 22 de novembro do corrente ano.

A versão avaliada é baseada na ferramenta SWORD, desenvolvido pela empresa francesa MASA GROUP, cujo sistema foi adquirido recentemente pelo Exército Brasileiro e está em fase de teste e adaptação aos aspectos de Doutrina Militar Terrestre, empregada pela Força Terrestre.

O COMBATER é um sistema de simulação construtiva que se destina ao treinamento de oficiais integrantes de estado-maior, em nível tático, que pode simular as ações militares das unidades de campo e de segurança, incluindo ações de garantia da lei e da ordem. Estão participando deste exercício profissionais responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, oficiais representantes do Comando de Operações Terrestres (Brasília-DF) e oficiais encarregados da atualização e validação da doutrina militar terrestre.

Os comandos e estados-maiores da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS), 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (Pelotas-RS) e 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Bagé-RS) foram as Grandes Unidades encarregadas de utilizar a nova ferramenta, com a finalidade de validar o sistema de jogo de guerra, em razão das diferenças de comportamento doutrinário e simbologias utilizadas por esses Grandes Comandos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter