EB em Revista 06/2013

 – Comando Militar do Leste

8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista – Inspeção Logística
Fotos: 01 e 02

Rio de Janeiro – No dia 10 de setembro, a Brigada de Infantaria Paraquedista realizou a inspeção logística no 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista. A atividade teve por objetivos verificar a situação logística e administrativa e o estado geral dos uniformes, armamentos, equipamentos e viaturas do Grupo; conhecer os problemas logísticos e verificar o planejamento e a execução da manutenção da Organização Militar; e contribuir para a elevação do nível de operacionalidade da tropa.

Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil – Cerimônia de Brevetação 13/2 Curso Básico Paraquedista
Fotos: 05 e 06

Rio de Janeiro – No dia 6 de setembro, foi realizada cerimônia de Brevetação do 13/2 Curso Básico Paraquedista, concluído por 154 novos paraquedistas. O evento militar foi presidido pelo Comandante Militar do Leste, General Francisco Carlos Modesto, e presenciado pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General José Alberto da Costa Abreu, pelo General R/1 Carlos Cézar Paiva de Sá, antigo diretor do Serviço Geográfico do Exército, e pelo Comandante da Brigada de Infantaria Paraquedista, General Roberto Escoto.

26º Batalhão de Infantaria Paraquedista – Estágio
Fotos: 03 e 04

Rio de Janeiro – De 26 a 31 de agosto, o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista realizou o Estágio Básico do Combatente da Força de Ação Rápida (Prova Santos Dumont), que consistiu num exercício de adestramento de pelotões de fuzileiros, com execução de missões de patrulha, tiro e orientação por 60 horas ininterruptas, nas regiões de Paracambi (RJ) e da represa Pereira Passos (RJ).

– Comando Militar do Nordeste

14º Batalhão de Infantaria Motorizado – Apoio ao IBAMA e ICMBio
Fotos: 07 e 08

Santa Inês (MA) – No dia 10 de setembro, em prosseguimento à fase de execução da Operação Hileia Pátria, a 1ª Companhia de Fuzileiros da Força Guararapes deslocou parte de seu efetivo para a Base Norte da Reserva Biológica do Gurupi, no estado do Maranhão, a fim de apoiar as ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) naquela área.

A ação foi planejada com o Comando e o Estado-Maior da Força Guararapes, militares da Aviação do Exército e agentes do IBAMA e do ICMBio.

 

Comando Militar do Planalto

3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – Visita de inspeção
Fotos: 09 e 10

Brasília – No dia 4 de setembro, o 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado recebeu uma visita de inspeção do Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, que verificou os padrões atingidos na Instrução Individual de Qualificação do efetivo incorporado em 2013.

– Comando Militar do Sudeste

2º Batalhão de Engenharia de Combate – Instrução de Montagem da Ponte Compact 200
Fotos: 11 e 12

Pindamonhangaba (SP) – De 2 a 6 de setembro, o 2º Batalhão de Engenharia de Combate realizou, às margens do Rio Paraíba do Sul, a Instrução de Montagem da Ponte Compact 200. A instrução foi ministrada para 15 militares, oriundos de diversas Organizações Militares, pré-selecionados para o 19° Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz-Haiti.

O estágio propiciou o aprimoramento dos conhecimentos acerca do embarque, da montagem do canteiro de trabalho e da montagem da equipagem da ponte, que serão de grande importância operacional para o cumprimento das diversas missões em solo haitiano.

– Comando Militar do Sul

9° Batalhão de Infantaria Motorizado – Atividade Militar
Fotos: 13 e 14

Pelotas (RS) – No dia 22 de agosto, como parte das comemorações alusivas à Semana do Soldado, o 9° Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BI Mtz) realizou uma atividade militar em homenagem à cidade de Pelotas. Uma equipe do Batalhão confeccionou uma "pelota militar", contendo em seu interior uma viatura operacional Marruá, e realizou a transposição do Arroio Pelotas.

A viatura, que pesa aproximadamente 2.000 kg, foi tracionada a nado por doze militares, em uma situação de combate simulado. Estiveram presentes no local do evento, o Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Angelo Kawakami Okamura, o Comandante do 9º BI Mtz, militares da Guarnição de Pelotas e convidados.

Comando Militar do Oeste

13º Pelotão de Polícia do Exército – Instrução
Fotos: 15 e 16

Cuiabá – No dia 15 de agosto, no Campo de Instrução Marechal Rondon (Cuiabá), o 13º Pelotão de Polícia do Exército ministrou aos soldados do efetivo variável do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado instruções de armamento e munição não letal, bem como realizou demonstração de operações de controle de distúrbios.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter