EB em Revista 03/2013

:: Comando Militar da Amazônia

23º Esquadrão de Cavalaria de Selva – Dia da Cavalaria e Aniversário da OM  – Fotos [01 e 02]

Tucuruí (PA) – No dia 3 de maio, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva realizou formatura em comemoração ao Dia da Cavalaria e ao aniversário de criação da Organização Militar. A solenidade, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, contou com a participação de representantes da sociedade civil tucuruiense e de órgãos federais, estaduais e municipais de segurança pública, bem como de familiares.

17º Batalhão de Infantaria de Selva – Estágio de Adaptação à Vida na Selva –  Fotos [03 e 04]

Tefé (AM) – Nos dias 27 e 28 de abril, o 17º Batalhão de Infantaria de Selva coordenou o Estágio de Adaptação à Vida na Selva para esposas de militares da Guarnição de Tefé. As estagiárias participaram de instruções de ofidismo, alimentos de origem vegetal, construção de abrigos, alagamento e desalagamento de voadeiras, obtenção de água e fogo, entre outras. O Estágio, que teve duração de duas jornadas, foi encerrado com formatura de entrega de certificados, da qual participaram o Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e os comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Tefé.

Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva – Estágio – Fotos [05 e 06]

São Gabriel da Cachoeira (AM) – De 9 a 11 de abril, o Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRN/5º BIS) realizou o Estágio de Adaptação à Vida na Selva/2013 para oficiais e praças recém-chegados à Guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Durante a atividade, cujo início contou com a presença do Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, General Sérgio Luiz Goulart Duarte, do Comandante do CFRN/5º BIS e do Chefe da Capelania Militar da Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, foram ministradas instruções relacionadas à sobrevivência na selva, bem como realizada uma marcha nesse ambiente operacional e uma formatura de encerramento, no Batalhão.

:: Comando Militar do Nordeste

31º Batalhão de Infantaria Motorizado – Acampamento – Fotos [07, 08 e 09]

Campina Grande (PB) – De 23 a 25 de abril, no município de Massaranduba (PB), foi realizado o acampamento do período de Instrução Individual Básica para os militares do efetivo variável, com instruções de transposição de curso d`água, primeiros socorros, pista de progressão e de cordas, abrigos improvisados, camuflagem, tiro, orientação etc., precedidas por marcha de 12 km.

Tiro de Guerra 07/002 – Tiro Básico de Instrução – Fotos [10, 11 e 12]

Patos (PB) – No dia 3 de maio, o Tiro de Guerra 07/002 realizou o Tiro Básico de Instrução previsto no calendário de instruções. Os atiradores, após realizarem a instrução preparatória para o tiro, foram ao estande de tiro para praticarem os ensinamentos adquiridos, onde realizaram todas as sessões de tiros diurno e noturno. A atividade contou com o apoio da Polícia Militar do Estado da Paraíba, que cedeu o estande de tiro, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, que forneceu uma ambulância e profissionais de saúde para proverem a segurança da Instrução, e da Prefeitura Municipal de Patos, com o fornecimento do transporte e da alimentação.

:: Comando Militar do Oeste

13ª Brigada de Infantaria Motorizada – Preparo do 18º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força – Fotos [13, 14 e 15]

Cuiabá (MS) – De 14 de abril a 2 de maio, o Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada coordenou o preparo do 18º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz, que irá cumprir missão no Haiti, durante a concentração para realização dos Exercícios Básico e Avançado de Operações de Paz.

17º Batalhão de Fronteira – Estágio de Operações no Pantanal – Fotos [16 e 17]

Corumbá (MS) – No dia 5 de maio, teve início o Estágio de Operações no Pantanal para oficiais do Comando Militar do Oeste, ministrado pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal do 17º Batalhão de Fronteira. Os estagiários foram deslocados para o Forte Junqueira, onde foram apresentados ao Diretor do Estágio e à equipe de instrução e proferiram a oração do Guerreiro do Pantanal.

3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra – Acampamento – Fotos [18 e 19]

Coimbra (MS) – De 30 de abril a 3 de maio, na 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra, foi realizado o acampamento da Instrução Individual Básica (IIB) para os 90 soldados do efetivo variável incorporados no ano. Os militares tiveram instruções de natação, progressão diurna e noturna, HPPS, orientação noturna, camuflagem, orientação diurna e marcha de 12 km.

:: Comando Militar do Planalto

2º Grupo de Artilharia de Campanha – 53 Anos de Criação – Fotos [20 e 21]

Brasília (DF) – No dia 4 de abril, foi realizada formatura em comemoração ao aniversário de 53 anos do 32º Grupo de Artilharia de Campanha e da 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea. Durante a solenidade, que contou com a presença de generais do Alto-Comando do Exército, de eternos comandantes do Grupo e de ex-integrantes, além de artilheiros das Guarnições de Brasília e de Formosa (GO), algumas personalidades foram homenageadas com o diploma de Amigo do Grupo, em sinal de agradecimento pela valiosa e contínua contribuição em favor das Organizações Militares.

Batalhão da Guarda Presidencial – Entrega da boina e do braçal – Fotos [22 e 23]

Brasília (DF) – No dia 26 de abril, o Batalhão da Guarda Presidencial realizou formatura de entrega da boina e do braçal aos soldados incorporados no ano. A solenidade foi prestigiada por grande número de familiares dos soldados.

:: Comando Militar do Sudeste

37º Batalhão de Infantaria Leve – Entrega da Boina Preta – Fotos [24 e 25]

Lins (SP) – No dia 7 de maio, o 37º Batalhão de Infantaria Leve realizou solenidade de entrega da “boina preta”. O evento marcou o final do período básico de instrução, no qual os soldados do Efetivo Variável foram habilitados a receberem e utilizarem a “boina preta”, símbolo da Organização Militar. A formatura contou com a presença de autoridades civis e militares, de personalidades da região e, principalmente, com a participação de familiares dos agraciados, que abrilhantaram o evento. 

37º Batalhão de Infantaria Leve – Inspeção da Instrução – Fotos [26 e 27]

Lins (SP)No dia 7 de maio, o 37º Batalhão de Infantaria Leve recebeu o Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General José Eduardo Pereira, e sua comitiva, em visita de inspeção da Instrução Individual Básica da Organização Militar.

:: Comando Militar do Sul

5º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Acampamento – Fotos [28 e 29]

Quaraí (RS) – De 22 a 25 de abril, o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou o 1º acampamento da fase de Instrução Individual Básica com os soldados incorporados em 2013, no Campo de Instrução da Unidade.

14º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Visita – – Fotos [30 e 31]

São Miguel do Oeste (SC) – No dia 2 de maio, o Comandante da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, visitou o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Organização Militar (OM) que comandou quando Coronel (2001 e 2002), onde recebeu honras militares, assistiu a exposição de aspectos operacionais, logísticos e administrativos, visitou as instalações da OM e participou de reunião com os oficiais, subtenentes e sargentos da Unidade, bem como verificou o grau de instrução da tropa e os diversos equipamentos, armamentos e veículos operacionais recebidos recentemente pelo Regimento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter