Centro de Treinamento Virtual do 20 BIB

Em cerimônia presidida pelo General de Divisão  Luiz Felipe Khaemeh Carbonell, comandante da 5ª RM/DE foi inaugurado, no dia 30 de Abril 2013,  no 20º Batalhão de Infantaria Blindado em Curitiba, o segundo Centro de  Treinamento Virtual do Exército Brasileiro. O EB passa a contar em suas unidades de dois simuladores de treinamento de tiro, sendo o primeiro, instalado no Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.

A cerimônia de inauguração contou com inúmeras autoridades, civis e militares que prestigiaram este novo marco no reaparelhamento do Exército. Ocasião em que todos os presentes puderam realizar tiros utilizando o Fuzil FAL, Fuzil IMBEL IA2 e Pistola Beretta 9 mm.

A implantação deste novo simulador de tiro, faz parte do projeto coordenado pela Divisão de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres (COTER), que visa dotar o EB de meios modernos e eficazes de treinamento.

O simulador instalado no 20º BIB pode simular, simultaneamente, até quatro fuzis FAL ou quatro pistolas Beretta de 9 mm.

O equipamento com tecnologia nacional e desenvolvido pela empresa EBTS, será utilizado na formação básica dos recrutas da guarnição de Curitiba, tendo em vista que o sistema implementa todas as normas de tiro previstas no manual Iguais do EB. Além dos exercícios voltados para a formação do recruta, o simulador possui implementado os exercícios voltados para os militares profissionais tais como o TAT – Teste de Aptidão ao Tiro de Oficiais e Sargentos.

Além do treinamento básico o simulador será utilizado no treino tático de grupos de combate com simulações de deslocamentos na selva, diurno e noturno, tiro embarcado em voadeiras, operações de GLO entre inúmeras outras situações.

Utilizando de tecnologia 100% nacional e equipamento totalmente adaptado aos requisitos técnicos do Exército. Possui a característica de evoluir o seu uso para o treino com outros armamentos, como Metralhadora Browsing .50, Metralhadora FN MAG, AT4, Carl Gustav, entre outros. Esta característica faz com que o Exército disponha de um equipamento de alto nível,  a baixo custo se comparado aos equipamentos importados, além de garantir a utilização do equipamento por todo o ano de instrução desde a fase básica, até a de qualificação dos recrutas.
 
Sobre a Divisão de Simulação de Combate do COTER

A Divisão de Simulação de Combate do Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro é responsável pelos estudos, definições e proposições do emprego de simuladores nos diversos escalões de combate da Força Terrestre. Dentro de sua missão a definição da doutrina de  emprego das simulações construtiva, virtual e viva vem se destacando pelos resultados e elevado nível alcançados contribuindo de forma impar na modernização de conceitos e de adoção de soluções modernas.

Sobre o 20º BIB

O 20º BIB – Batalhão de Infantaria Blindada ou Batalhão Sargento Max Wolff Filho é uma das unidades mais tradicionais do Exército do Brasil, e está subordinado a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa, PR.

O 20º Batalhão de Infantaria Blindada foi criado em 1972, quando recebeu 48 Blindados de transporte tipo M113-B. O 20 BIB possui um efetivo de aproximadamente 1.000 homens e ocupa uma área de 196 mil metros quadrados no Bairro Bacacheri.

Atualmente é comandada pelo TCel Luiz Claudio Barros de Oliveira.

Sobre a EBTS

A EBTS – Empresa Brasileira de Treinamento e Simulação é uma companhia dedicada a transformar o paradigma atual de treinamento e simulação, onde disponibilizamos para o mercado modernas soluções levando sempre em consideração alto nível tecnológico e compromisso com a qualidade de sua fabricação.       

A EBTS conta com uma equipe técnica de elevado nível e com parceiros tecnológicos brasileiros e internacionais, assim estamos aptos a fornecer modernas soluções em simuladores, voltados ao treinamento ou ao entretenimento, e plenamente capazes de desenvolver projetos especiais para clientes conforme pontuais demandas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter