21 de Março, 2013 - 15:00 ( Brasília )

Terrestre

AAAe - Reunião de Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea

Incorporação do Gepard e RBS 70 (?). Preparação para a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude.

O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe), “Grupo Conde de Caxias”, sedia, entre os dias 18 e 22 de março de 2013, a Reunião de Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.
 
O evento conta com a presença do Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, General-de-Brigada Márcio Roland Heise, e do Estado-Maior daquela Grande Unidade, que é sediada no Guarujá – SP, dos Comandantes das unidades:

- 1º Grupo de Artilharia Antiaérea, do Rio de Janeiro – RJ;
-  2º Grupo de Artilharia Antiaérea, de Praia Grande – SP;
- 3º Grupo de Artilharia Antiaérea;
- 4º Grupo de Artilharia Antiaérea, de Sete Lagoas – MG;
- 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, de Brasília – DF;
- Comandante da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, do Rio de Janeiro – RJ;
- oficiais do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), de Brasília – DF. e dos Comandantes da
- 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de Santa Maria - RS e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea da 11ª Brigada de Infantaria Blindada, de Itú - SP.

 
No dia 19 de março, terça-feira, foi recepcionado o General-de-Brigada MÁRCIO ROLAND HEISE, Comandante da 1ª Bda AAAe e comitiva, com formatura da tropa no pátio do quartel do 3º GAAAe. Após a formatura, o General MÁRCIO fez a Abertura da Reunião de Comando, que ocorreu no Auditório Marechal Castelo Branco.
 
Entre os assuntos em pauta, está a atualização do planejamento da defesa antiaérea para a Copa das Confederações, que acontecerá no corrente ano,  quando algumas capitais brasileiras receberão jogos previstos naquele evento.
 
Também, será abordado o Macroprojeto de Modernização da Artilharia Antiaérea no Brasil, incluindo o estudo para a aquisição do sistema RBS-70 (Suécia) e do recebimento do sistema Gepard (Alemanha). Este último, já tendo sido enviado militares do Exército Brasileiro para capacitação técnica na Alemanha, inclusive um oficial e um sargento do 3º GAAAe.

Todo este esforço tem como meta a participação da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, incluído o 3º GAAAe, na Copa das Confederações de 2013, além de ficar em condições de ser empregada na defesa antiaérea da Jornada Mundial da Juventude, prevista para ocorrer no Rio de Janeiro, neste ano, além de ficar em condições, também, de ser empregada na defesa antiaérea da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
 
Também, consta da pauta, o planejamento para a realização do tiro real de artilharia antiaérea, tecnicamente chamado de Escola de Fogo de Instrução, onde, além dos materiais de artilharia antiaérea em uso, atualmente, no Exército Brasileiro, ocorrerá a participação de armamentos antiaéreos de empresas estrangeiras, interessadas em negociar com o Exército Brasileiro. Por envolver aspectos técnicos importantes, com relação a segurança para o voo de aeronaves civis e militares, o tiro real de artilharia antiaérea será realizado no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás – GO, demandando planejamento e deslocamento de veículos e equipamentos militares por longas distâncias.
 
Os oficiais da comitiva também visitarão a AGRALE e a MARCOPOLO ao longo da semana. A atividade deverá se encerrar na sexta-feira, dia 22 de março, com o retorno da comitiva em aeronave da Força Aérea Brasileira.