TECNOBIT – Apresenta sua linha de simuladores em Brasília

•  Uma das soluções apresentadas pela companhia é o Simulador de Combate Individual, um equipamento sem fio que oferece realismo e precisão ao treinamento de soldados  

•  O evento acontece até o dia 08 de Novembro, em Brasília no QG do Exército,  e tem como objetivo alinhar a estratégia nacional de Defesa aos novos métodos de treinamento e inovação do mercado

Brasília, 7 de novembro de 2012 – A TECNOBIT, multinacional espanhola que constrói equipamentos e sistemas avançados, com uma forte base em eletrônica, para a Indústria da Defesa e Segurança, recebeu ontem a visita do Comandante do Exército Brasileiro, o General Enzo Martins Peri, no primeiro dia do Workshop de Simulação e Tecnologia Militar (WSTM), que acontece no Quartel General do Exército em Brasília até amanhã. Entre as soluções de Simulação apresentadas pela TECNOBIT, o General teve a oportunidade de conhecer o Simulador de Combate Individual, uma plataforma que permite registrar, com fiabilidade e precisão, a situação de cada soldado durante o exercício de adestramento, os disparos realizados, a munição disponível, inclusive as condições em que o participante se encontra e a capacidade que tem para disparar após os impactos recebidos.   

Tudo isso é possível através de um sistema wireless composto por quatro sensores dispostos no uniforme e no capacete do soldado. Estes sensores, por sua vez, são capazes de detectar os disparos realizados por emissores laser fixados na arma de cada combatente, simulando o efeito do tiro real, com alcances de até 1000 metros. Trata-se de uma ferramenta eficiente e cada vez mais estratégica para o adestramento militar, uma vez que o equipamento simula um confronto real e permite aos participantes interagir com todos os elementos presentes em uma batalha verdadeira.

“Diante do elevado custo do material necessário para a realização de exercícios táticos de combate real e a dificuldade de encontrar lugares adequados onde realizar disparos com munição real, a simulação assume um grande papel como uma alternativa altamente realista e que facilita o treinamento da tropa sem o risco do dano físico”, afirma Angel Suárez, Diretor da área de Simulação da TECNOBIT.  “E, dentro do campo da Simulação, a instrução dos soldados requer cada vez mais o uso de meios de simulação que sejam os mais realistas possíveis”, complementa Suárez.  

A TECNOBIT também aproveitou o encontro com o General Enzo para destacar o Projeto SAFO (Simulador de Apoio de Fogo) desenhado pela companhia especialmente para o Exército Brasileiro. O SAFO facilita o treinamento, em condições próximas ao combate real, em áreas tais como a preparação e análise de missões, o reconhecimento do terreno e a localização e seguimento de alvos, a preparação e execução das ordens de tiro e a observação e correção das ações de fogo, para a integração do fogo artilheiro com a manobra, unificando todos os subsistemas de Artilharia de Campanha.  

O Simulador de Combate Individual permite o registro e análise do treinamento

Uma das vantagens do simulador da TECNOBIT é que permite ao instrutor armazenar as informações relevantes obtidas durante o exercício e, assim, analisá-las uma vez finalizado o treinamento para que as estratégicas de ação e a atuação de cada participante possam ser corrigidas e melhoradas nas próximas simulações.  Este sistema pode ser usado no esquadrão, seção, pelotão ou companhia.     

Características gerais do Simulador

–    Portátil e versátil. O sistema standard é formado por quatro detectores: dois são colocados no capacete e outros dois no uniforme do soldado (peito e costas). Outro componente do simulador é o Emissor Laser que, juntamente com a Unidade de Controle, totaliza seis elementos. Todos os módulos estão interconectados sem fio de acordo com o standard IEEE 802.15.4, protocolo Wireless.
–    Real e Preciso. Este simulador recria os alcances e efeitos das armas usadas no treinamento. Além disso, simula a munição disponível e calcula os efeitos produzidos pelos disparos. Todas as ações dos participantes são armazenadas na Unidade de Controle para que posteriormente possa ser feito um download para a Estação de Análise. A Unidade de Controle está fixada no colete ou em equipamentos usados pelo combatente durante o exercício e fornece a interface de usuário através de uma tela OLED (“Organic LED”), um alto-falante, quatro botões de navegação e uns LEDs de estado. Entre outros dados, informa ao instrutor sobre o estado do combatente (Vivo, Ferido, Morto) e do Simulador de Combate.
–    Robusto e confiável: O equipamento está desenhado para evitar a possibilidade de erro, fazendo com que o sistema não dispare se não existe munição ou se o combatente foi previamente atingido.
–    Flexível. Pode ser utilizado para simular o disparo do fuzil de assalto (FUSA) HK G36, da metralhadora MG4 ou do rifle de precisão Accuracy. Em definitiva, a partir de modificações no software/hardware, o emissor laser pode ser adaptado para qualquer tipo de fuzil.  
–    Simples e compacto. Utiliza baterias recarregáveis integradas nos módulos para maior estanqueidade dos mesmos e possui um peso inferior a 2.0 Kg.

Sobre a TECNOBIT

Fundada em 1976, a TECNOBIT é uma multinacional espanhola que constrói equipamentos e sistemas avançados, com uma forte base em eletrônica, para a Indústria da Defesa e Segurança. A companhia conta com um escritório-sede e um centro de engenharia e fabricação na Espanha e outro centro no Rio de Janeiro, que serve de base para as operações na América Latina. A ampla gama de equipamentos e software e a capacidade de engenharia própria permitem à TECNOBIT oferecer produtos e soluções completas nas áreas de Aviônica; Optrônica; Simulação; Sistemas de Controle e Informação; Espaço, além de Sistemas de Apoio. www.tecnobit.com

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter