NLMK Lança Quardian, Aço Balístico de Alta Resistência para blindagem

A NLMK Group, líder mundial na fabricação de aços especiais e uma das companhias mais eficientes e rentáveis no setor, lança no mercado brasileiro, no segundo semestre, o aço balístico Quardian, uma chapa de alta resistência para blindagem de veículos civis, militares e também para o mercado arquitetônico.

A linha completa inclui durezas de 400 a 600 brinell, com destaque para a chapa de 5 mm produzida com Quard 600, utilizada para blindagem contra munição M193 bastante agressiva, como fuzis AK 47.

Além de garantir o aumento na proteção, a blindagem com o aço balístico Quardian permite ainda a redução de peso na produção dos veículos entre 40% e 50%. “As aplicações do Quardian atendem três segmentos: veículos militares, como carros anfíbios, transporte de cargas e lança-foguetes; uso civil, como em carros-forte para transporte de valores, viaturas táticas de forças especiais (como o Caveirão do BOPE) e veículos especiais de patrulha.

O terceiro mercado é o de arquitetura, como no caso de embaixadas, quarto de pânico e algumas áreas blindadas utilizadas no mercado corporativo”, explica o diretor-geral da NLMK South America, Paulo Seabra.

Segundo ele, a decisão sobre o lançamento do produto no Brasil aconteceu pela percepção do aumento da ameaça na área de segurança, que requer proteção contra armas de maiores calibres e com maior poder destrutivo pelos marginais, como metralhadoras calibre 0.50.

Além disso, o mercado brasileiro de veículos militares está defasado – havia a previsão de investimentos no Governo Dilma que não se realizaram, mas que com a retomada da economia pode ser finalmente atualizado. “Há perspectiva da retomada dos investimentos na área de Defesa”, diz Seabra. O executivo explica que a empresa já está preparando o estoque do Quardian que será nacionalizado, assim como os demais produtos do portfolio.

“Isso garante a pronta entrega das chapas, um dos nossos diferenciais no mercado”. O Quardian já é homologado para uso em todos os continentes e é produzido na usina de Clabecq, na Bélgica, localizada a poucos quilômetros do porto de Antuérpia, outra vantagem competitiva em logística para a América do Sul.

NLMK – Fundada em 1934, a Novolipestsk Steel, NLMK, possui um dos mais eficientes sistemas integrados de aço do mundo. Seus produtos de alta qualidade são utilizados em vários segmentos da indústria, de construção a engenharia de fabricação de equipamentos para geração de energia e turbinas eólicas. Com bases de produção localizadas na Rússia, Europa e Estados Unidos, a companhia é considerada uma das mais rentáveis do mundo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter