12 de Setembro, 2018 - 09:30 ( Brasília )

Tecnologia

Interesse de alunos do mundo todo por competição digital aeroespacial dispara

A plataforma digital Airbus Fly Your Ideas está pronta para receber ideias

#flyyourideas - Com mais de 2 mil participantes já inscritos, os estudantes interessados podem a partir de agora acessar a plataforma[Link] criada especialmente para a competição digital. É por meio dessa plataforma que os participantes devem enviar suas ideias para a primeira fase da competição.

A Airbus lançou a sexta edição da competição ‘Fly Your Ideas’ em junho de 2018, convocando a próxima geração de inovadores para enviar propostas que solucionem um dos seis desafios identificados pela Airbus (eletrificação, serviços de dados, segurança cibernética, internet das coisas, inteligência artificial e realidade misturada).

Todos os alunos devem preencher um questionário online sobre sua ideia, destacando as tecnologias utilizadas, análise de mercado, originalidade, valor agregado e possíveis obstáculos. Para facilitar a visualização das ideias, cada equipe deve também enviar um esboço da sua criação. O prazo para envio das ideias para a primeira fase termina em 16 de novembro.

Em seguida, será realizada uma análise online, na qual uma equipe de especialistas da Airbus recrutados de todas as áreas da empresa vão revisar e avaliar todas as ideias recebidas.

A final da competição será realizada ao vivo em 2019, quando os alunos terão a oportunidade de apresentar suas ideias para uma plateia composta por especialistas da indústria. Fly Your Ideas é uma competição mundial voltada para universidades e estudantes do mundo todo que queiram trazer inovação para o futuro da indústria aeroespacial, inclusive nos segmentos Comercial, Defesa & Espaço e Helicópteros.

A Airbus está à procura de ideias que transformem a indústria aeroespacial nas próximas décadas, criando um mundo mais seguro, mais limpo e mais conectado. Essa competição ajuda estudantes a desenvolverem importantes habilidades profissionais, como trabalho em equipe, gestão de projetos e capacidade de apresentação, além de poderem aplicar o conhecimento obtido em sala de aula a problemas reais.

Na fase final, serão selecionadas no máximo seis equipes finalistas, que serão convidadas a trabalhar com a Airbus em suas instalações para desenvolver suas ideias.

As equipes finalistas competirão por um prêmio total de € 45,000, a ser dividido entre os membros da equipe, e a oportunidade de levar sua ideia adiante na indústria aeroespacial. Desde a primeira edição da competição, realizada em 2008, mais de 20 mil alunos de mais de 650 universidades em 100 países já participaram do programa.

Desde 2012, a competição conta com o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). “A competição Fly Your Ideas é um projeto que inspira estudantes do mundo todo e a UNESCO tem muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa.

Os novos desafios farão com que os estudantes desenvolvam soluções sustentáveis inovadoras para problemas globais que se estendem além do segmento aeroespacial.

E é exatamente isso que o mundo espera das gerações mais novas!", disse a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay. Para saber mais sobre a Fly Your Ideas, visite o site criado pela Airbus que agora conta com novos recursos[Link], como um mural em tempo real de redes sociais com todas as últimas notícias e novidades referentes à Fly Your Ideas, além das novas páginas “People and Jobs” (Pessoas e Oportunidades) e “Future of Flight” (O futuro da aviação), que se concentram em perfis do segmento digital, bem como em inovação dentro na Airbus.


 

Informações para os editores Desafios da competição Fly Your Ideas, edição de 2019.

ELETRIFICAÇÃO: como é possível voar mais longe, por mais tempo e de maneira mais limpa por meio do desenvolvimento de sistemas elétricos integrados?

SERVIÇOS DE DADOS: quais aplicações e serviços inovadores podem ser criados com base nos dados da Airbus?

SEGURANÇA CIBERNÉTICA: como é possível fazer a autenticação de viajantes de maneira segura e descomplicada ao mesmo tempo que se minimiza o impacto causado aos passageiros, serviços de segurança dos aeroportos e companhias aéreas?

INTERNET DAS COISAS: como o poder da internet das coisas pode revolucionar a experiência dos passageiros ou melhorar a colaboração na indústria aeroespacial?

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: pensando no futuro da produção aeroespacial ou industrial, como é possível utilizar a inteligência artificial para identificar oportunidades ou modelos de negócios totalmente inéditos?

REALIDADE MISTURADA: como a indústria aeroespacial pode fazer uso dos aplicativos de realidade misturada da Apple e Google voltados para o mercado de massa?

Quais são as próximas etapas?

Equipes compostas por três ou quatro estudantes enviarão suas ideias para a primeira fase entre setembro e meados de novembro de 2018. Especialistas da Airbus avaliarão todas as ideias, selecionando as 50 melhores equipes que passarão para a segunda fase.

Essas 50 equipes terão três meses para desenvolver suas ideias com o auxílio de mentores e especialistas do quadro da Airbus. Após esse processo, as ideias serão submetidas a uma segunda avaliação, na qual serão selecionadas até seis equipes finalistas.


Antes de apresentar suas ideias para um júri composto por especialistas da indústria, as equipes finalistas serão convidadas para trabalhar em instalações da Airbus para desenvolver suas propostas juntamente com nossos especialistas das áreas de inovação e digital.