IAI firmou contrato com a Airbus DS para fornecer 16 radares ELM-2022A de patrulha marítima, para projeto canadense

A Israel Aerospace Industries (IAI) recebeu recentemente um novo contrato da Airbus Defense & Space para fornecer 16 radares ELM-2022A de patrulha marítima.

O governo canadense está adquirindo 16 aeronaves C295 MSA da Airbus Defense, equipadas com sistemas avançados de sensores para dar suporte às operações de resgate e salvamento (SAR).

O principal sensor de vigilância a ser instalado a bordo do C295 MAS é o inovador sistema de radar ELM-202 desenvolvido pelo grupo ELTA Systems Ltd., subsidiário da IAI (IAI/ELTA).

O ELM-2022 é um radar multimodo para detecção, localização, classificação e rastreamento de alvos na água e em terra em quaisquer condições climáticas, dia e noite.

Ele auxiliará em todos os aspectos das missões canadenses de busca e resgate. Com desempenho de padrão internacional, o ELM-2022 oferece detecção, rastreamento, classificação e identificação de embarcações marítimas em alto-mar e em condições de baixa visibilidade.

O radar provê uma operação com modo de acionamento de 360 graus de azimute e setor a partir de uma antena localizada sob a fuselagem.

O ELM-2022 incorpora tecnologia avançada e características derivadas de ampla experiência operacional, fornecendo uma solução multiplicadora de forças com custo efetivo para missões operacionais no mar, tais como vigilância marítima e patrulha de Zona Econômica Exclusiva (ZEE), cumprimento da regulamentação marítima e patrulha de pesca, vigilância ar-ar, inteligência ar-terra (resgate e salvamento, e indicador de alvo móvel terrestre — GMTI), além de missões de inteligência, reconhecimento e vigilância.

Hardware modular, interfaces flexíveis e o design da antena permitem que os radares ELM-2022 sejam instalados em diversas aeronaves de asa fixa e rotativa, tripuladas ou não.

Até o momento, mais de 250 radares de patrulha marítima ELM-2022 foram vendidos no mundo em mais de 25 países. Esse é o oitavo projeto feito com a Airbus Defense para radares de patrulha marítima.

A IAI declara: “O ELM-2022 é provavelmente o radar de patrulha marítima mais eficiente em sua categoria para missões de busca e resgate. Estamos muito orgulhosos de unir esforços com a Airbus Defense & Space nesse projeto e em muitos outros, já que o número de operadores de radar SAR continua a crescer e adquirir experiência operacional.

A IAI/ELTA continua a adicionar novos modelos de operação, incluindo monitoramento e modos de classificação avançados para icebergs. Esse processo permite aos operadores de SAR ao redor do mundo beneficiarem-se com uma experiência cumulativa obtida pela grande base de operadores e, o mais importante, uma experiência que se traduz em vidas salvas”.

A linha de radares multimodais de vigilância marítima no ar de banda X da IAI/ELTA foi concebida para diferentes plataformas aéreas. Inclui os modelos ELM-2022A (aeronave), ELM-2022H (helicóptero), ELM-2022U (VANT), o radar ELM- 2022ES AESA e o ELM-2022ML um radar leve de vigilância marítima no ar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter