CPqD apresenta tecnologia LTE/4G na faixa de 700 MHz

Campinas, 29 de maio de 2015 – O CPqD realizou ontem (28 Maio) a primeira demonstração pública de sua tecnologia LTE/4G na faixa de 700 MHz, em parceria com a Trópico – empresa responsável pela fabricação dos equipamentos.

O objetivo foi apresentar essa nova tecnologia, 100% nacional, aos representantes das instituições envolvidas na implantação no país do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC), que deverá ser compartilhado pelas áreas de Defesa, Segurança Pública, Infraestrutura e outras entidades governamentais.
 
Conduzido pelo Exército Brasileiro, o projeto SISNACC já conta com a adesão de diversos órgãos da administração pública que manifestaram interesse em integrar o sistema – entre eles, a Receita Federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

De acordo com o projeto, a comunicação por voz utilizará o sistema de rádio digital troncalizado do Exército brasileiro. Já a transmissão de dados usará a tecnologia LTE/4G na faixa de frequência de 700 MHz, no Brasil reservada à Defesa e Segurança Pública.
 
“Estamos aproveitando a base tecnológica do LTE/4G do CPqD, construída nos últimos anos com o apoio do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), na criação de equipamentos, estações radiobase e terminais para a faixa de 700 MHz”, afirma Everton Corrêa, gerente de Defesa e Segurança do CPqD.

Segundo ele, o CPqD e a Trópico já vêm realizando testes de campo, na região de Campinas, com o uso de equipamentos baseados nessa tecnologia em diferentes cenários de missão crítica, como transmissão de vídeo e dados com mobilidade.

A demonstração desta quinta-feira foi a primeira apresentação pública da solução e contou com a presença do general de divisão Antonino dos Santos Guerra Neto, vice-chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército – que vem conduzindo a implantação do SISNACC -, entre outros envolvidos no projeto.
 
Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança.

Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter