Boeing Brasil – Antonini Puppin-Macedo é nomeado diretor geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia

São Paulo, 27 de maio de 2015 – Antonini Puppin-Macedo é o novo diretor geral do Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil (BR&T Brasil). O executivo, que até então ocupava o cargo de diretor de Operações e coordenador do BR&T Brasil, dará continuidade ao trabalho iniciado por Al Bryant, que se aposentou do cargo de vice-presidente do centro de pesquisas em dezembro de 2014, após 36 anos de dedicação à Boeing.
 
“Antonini irá solidificar e expandir as conquistas de seu antecessor, que ajudou a Boeing a abrir as portas da comunidade científica brasileira, dando início a parcerias muito importantes para o desenvolvimento da aviação brasileira e mundial”, explica Donna Hrinak, presidente da Boeing América Latina. O executivo também continuará promovendo iniciativas de pesquisa e desenvolvimento em universidades e institutos brasileiros.
 
Puppin-Macedo iniciou sua carreira na Boeing em 2012, na coordenação de pesquisa e operações do BR&T Brasil. Antes disso, passou 12 anos trabalhando na EMBRAER com design aerodinâmico, estratégia de produtos na divisão de Jatos Executivos, design conceitual de novas aeronaves e na área de Pesquisa e Desenvolvimento.
 
O executivo possui um extenso currículo acadêmico em engenharia, com graduação e mestrado em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília e mestrado e doutorado em engenharia aeroespacial pela Universidade do Colorado, em Boulder.

Durante o doutorado, Puppin-Macedo desenvolveu um trabalho de espalhamento acústico para a Marinha dos Estados Unidos e, em seu pós-doutorado, trabalhou com aeroelasticidade não linear para o Escritório de Pesquisas da Força Aérea americana (US Air Force).
 
BR&T Brasil
 
O Centro de Pesquisa e Tecnologia da Boeing no Brasil é o sexto centro de pesquisa avançada da companhia fora dos Estados Unidos, unindo-se aos da Europa, Austrália, Índia, China e Rússia. As atividades de pesquisa e tecnologia da Boeing Brasil foram iniciadas em um local temporário e, em junho de 2014, a empresa inaugurou as instalações permanentes do BR&T Brasil no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
 
O objetivo da Boeing é trabalhar com os principais pesquisadores e cientistas do país para desenvolver tecnologias aeroespaciais. Ao estabelecer colaborações com instituições nacionais de renome, a empresa pode realizar pesquisas em áreas estratégicas com interesse mútuo, alavancar parcerias e atividades relacionadas aos acordos bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, criar propriedade intelectual no Brasil e comercializar o que for criado no Brasil.
 
As atuais áreas de foco do BR&T Brasil são biocombustíveis de aviação sustentáveis, gerenciamento avançado de tráfego aéreo, sensoriamento remoto, metais e materiais sustentáveis de origem biológica avançados – também chamados de biomateriais, além de segurança cibernética e outras tecnologias de apoio e serviços.
 
Em janeiro, foi inaugurado o Centro Conjunto de Pesquisa em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação Boeing-EMBRAER, em um esforço colaborativo para consolidar o estabelecimento da indústria de biocombustíveis de aviação no Brasil, também instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter