Ciência sem Fronteiras oferece bolsas de estudo na Suécia

O programa Ciência sem Fronteiras oferece 15 bolsas de estudo para atuação em universidades suecas. Ao todo, serão 10 bolsas oferecidas para pós-doutorado e cinco para doutorado-sanduíche. As inscrições seguem até 15 de maio. 

A chamada CNPq/CISB/SAAB 42/2014 é direcionada aos estudantes nas áreas de de aeronáutica, com ênfase em materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação (TIC) e sistemas de engenharia mecânica.

Esta é a quarta chamada lançada com essa finalidade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) e a SAAB – empresa sueca de tecnologia voltada para os segmentos de defesa e segurança.

Pesquisa e prática

Além de ter a chance de desenvolver seus projetos em universidades de excelência, os pesquisadores contemplados poderão realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na SAAB.

As chamadas já levaram 25 pesquisadores brasileiros ao país europeu. "Na última edição, tivemos 108 inscrições, o que representa um crescimento de 350% em relação à anterior", conta Alessandra Holmo, managing director do Cisb.

"Nossa meta é dar continuidade ao programa e focar nas áreas de maior interesse para o Cisb, a SAAB e dos nossos parceiros no Brasil e na Suécia", afirma Holmo.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever pela plataforma Carlos Chagas até 15 de maio. Antes, porém, recomenda-se acessar a plataforma colaborativa do CISB até 8 de maio, para conhecer e interagir com os grupos de pesquisas acadêmicos da Suécia e com os pesquisadores da SAAB, a fim de  enriquecer a proposta de projeto.

Sobre o CISB

Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro tem como objetivo identificar, desenvolver e apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolvam tecnologias avançadas em uma vasta gama de setores.

O modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios da inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O Cisb atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada pelos seus membros e parceiros dos dois países.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter