Na Conferência de Imprensa mensal, realizada pelo Exército Popular de Libertação da China (People's Liberation Army – PLA), o porta-voz Cel. Geng Yansheng confirmou a criação de uma unidade para Cyber War (guerra cibernética).
O desenvolvimento pela China do chamado “Online Blue Army" é para aperfeiçoar as capacidades de defesa do Exército Popular de Libertação, afirmou o Coronel Geng Yansheng
A criação do "Online Blue Army" ou “Cyber Blue Team” está baseada nas necessidades do PLA, e aperfeiçoar a capacidade de segurança na internet e “cyber space” é um importante ponto em seu programa de treinamento militar, confirma Geng.
O comentário do Cel Geng é uma resposta à pergunta se o "Online Blue Army" tem o objetivo de realizar ataques cibernéticos a outros países.
Anteriormente o jornal das Forças Armadas “The PLA Daily” informou que o comando do PLA, em Guangzhou, tinha investido milhões de yuans na criação de uma "Unidade Especializada" em Internet.
O Cel Geng afirmou que a segurança na Internet tornou-se um assunto de preocupação internacional que afeta a sociedade e não somente os militares. Complementou que a China, está entre as vítimas de cyber ataques.
Notas Defesanet Recomendamos a leitura do artigo "China revisa a Arte da Guerra", é o comentário do livro “Unrestricted Warfare” ou “Guerra Irrestrita”. Publicado em 1999 o livro tem sido a base do desenvolvimento da China em uma estratégia indireta de confronto com os Estados Unidos e demais potências. Pela primeira vez colocou termos como : hackers, guerra irregular, assimetria, etc , a serviço de uma estratégia nacional. |
Matérias relacionadas Defesanet Cyberwar – Em contexto: Internet não é garantia de democracia DefesaNet 26 de Abril, 2011EUA querem estratégia de cibersegurança mundial DefesaNet 19 de Maio 2011Cresce número de ciberataques DefesaNet 28 de Março 2011Cyberwar – Huawei desafia governo dos EUA a investigá-la DefesaNet 03 de Março 2011Cyberwar – Exército dos Estados Unidos lança app para blogs de soldados DefesaNet02 de Março 2011Cyberwar – Evgeny Morozov: 'A internet acelera o fim de regimes fracos' DefesaNet 01 de Março 2011 |