Dando o início a nova fase de desenvolvimento do projeto TAPP (Turbina Aeronáutica de Pequena Potência) foi realizado (4/7) o ensaio funcional com querosene de aviação no Banco de Provas de Turbinas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Durante o ensaio, a turbina atingiu a rotação de 9.000 RPM, permanecendo nesta condição por cerca de quatro minutos até o corte da combustão.
As próximas etapas da campanha de testes são a determinação de parâmetros de operação do motor desde o seu acendimento, estabilização da rotação em idle e posterior aceleração à condição de máximo empuxo.
O projeto TAPP é um desenvolvimento totalmente nacional de turbina a gás conduzido pelo DCTA, IAE, ITA e pela empresa TGM Turbinas Indústria e Comércio Ltda. O projeto, que conta com financiamento da FINEP e da empresa TGM Turbinas, trata-se de um motor turbojato, da classe de 5.000 N de empuxo, para emprego em veículos aéreos não tripulados com peso máximo de decolagem entre 900 kg e 1.200 kg.
O ensaio contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e oficiais do DCTA, que foram recebidos pelo Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Diretor do IAE.