CFN – Receberão mais 23 CLAnfs


A BAE Systems assinou um contrato de US$ 82 milhões para modernizar e entregar 23 veículos anfíbios de combate (AAV7A1) para o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Os veículos, que terão a confiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção do padrão RAM/RS, vão melhorar significativamente as capacidades atuais do Corpo de Fuzileiros da Armada.

"Estes novos veículos terão grandes melhorias de capacidade, já que possuem maior velocidade e confiabilidade do que a configuração atual", disse Deepak Bazaz, Diretor de Veículos Novos e Anfíbios da BAE Systems. "Temos um forte histórico de apoio aos militares brasileiros e continuaremos estreitando os laços de trabalho ao longo deste programa".

Sob os termos do contrato, a BAE Systems disponibilizará os modelos AAV7A1 RAM/RS, assim como todas as ferramentas e equipamentos de teste para apoiar a manutenção das viaturas. A empresa também irá prover uma capacidade de sustentação inicial para o Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil para incluir peças de reposição e suporte de serviço de campo, bem como o treinamento para os condutores.

O padrão AAV7A1 RAM/RS possui um motor e tração mais potente, assim como um sistema de suspensão atualizada, permitindo que os veículos atendam ou excedam os requisitos originais de desempenho do AAV7A1. A variação RAM/RS também oferece capacidades melhoradas de mobilidade e de reparação no transporte de tropas e carga de navios.

Dentro do Programa AAV RAM/RS (Assault Amphibian Vehicle Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard) propiciou a troca do motor e transmissão  e suspensão similares ao do blindado do US Army M2 Bradley Fighting Vehicle (BFV).

A altura livre o solo aumentou para 40 cm e a relação potência / peso passou de 13 para  17/1.

O Corpo de Fuzileiros Navais possui atualmente 26 LVTP A7, classificados de  Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) 7A1, que com a incorporação dos 23 AAV7A1 passarão a 49 viaturas. Não está dfinido se estas viaturas serão modrnizadas ao padrão RAM/RS.

As atividades referente ao contrato serão realizadas nas instalações da BAE Systems, em York, na Pensilvânia. A produção está prevista para começar em junho de 2016, com as entregas de veículos a partir de fevereiro de 2017. A entrega final para o Brasil está prevista para ocorrer até o fim de 2017, quando começará o treinamento e o apoio.

"A BAE Systems tem atuado junto aos militares brasileiros há mais de 15 anos e também está trabalhando em outros programas de aprimoramento de veículos aqui, como a atualização dos modelos M113B na configuração M113A2 Mk1 para o Exército Brasileiro", disse Marco Caffe, Gerente Geral da empresa no país. "No primeiro semestre deste ano, concluímos a atualização do 150º M113".

Nota DefesaNet

Um dos pontos marcantes da Operação na Favela do Alemão, em 2010, foi a foto de um CLAnf no topo do morro, momento registrado em foto que circulou o mundo.
 
 

Matérias relacionadas

Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio 2012 Link
 
MOUT – Ocupação complexos de Manguinhos e do Jacarezinho – Série Fotográfica 2012 Link

RIO 2010 – Atuação do Corpo de Fuzileiros Navais 2013 DefesaNet Análise da atuação pelo Corpo de Fuzileiros Navais Link
 

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter