Força Aérea dos EUA lança aeronave ao espaço em missão desconhecida

A Força Aérea dos Estados Unidos lançou ao espaço nesta terça-feira um avião orbital não tripulado X-37B desde a base aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em uma missão cujos detalhes não foram revelados.

O veículo, que se assemelha a uma pequena nave como as utilizadas pela Nasa em suas viagens espaciais, partiu a bordo de um foguete Atlas V como estava previsto, segundo indicaram à Agência Efe fontes da Força Aérea.

A Força Aérea tem dois veículos experimentais X-37B que foram testados em abril de 2010 e em março de 2011, respectivamente, mas os resultados de ambas as missões são mantidos como "material classificado".

A aeronave que partiu nesta terça-feira passou em órbita 224 dias, 9 horas e 24 minutos entre abril e dezembro de 2010, no voo inaugural da missão, portanto esta é a primeira vez em que é lançada ao espaço após ser condicionada para sua utilização.

O tenente-coronel Richard McKinney, subsecretário da Força Aérea para assuntos espaciais, não especificou quanto tempo a aeronave passará no espaço desta vez nem o tipo de testes que realizará.

A falta de informações sobre essa missão levou a imprensa americana a especular que poderia se tratar de uma aeronave espiã para localizar satélites inimigos ou simplesmente um sinal de força em direção ao Governo chinês, que prevê construir seu próprio veículo espacial.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter