Foguete ORION V05 é lançado em exercício noturno na Operação Brasil-Alemanha

Foram divulgadas ontem (29/11) as imagens do lançamento do foguete ORION V05, a partir do Lançador Móvel de Foguetes, recebido da Agência Espacial Alemã (DLR). O voo faz parte da Operação Brasil-Alemanha que marca os 40 anos do acordo tecnológico internacional entre os dois países. O lançamento aconteceu no final de semana (25/11), às 20h, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

Durante todo o voo do foguete, desde o lançamento até a queda da carga útil no mar, foi realizado rastreamento e obtidos os dados de telemetria. O exercício serve de preparação para o lançamento do foguete VS-30 V08, previsto para o dia 2 de dezembro, que vai carregar carga útil científica portando dois experimentos: um do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), visando estudo sobre o início da geração de bolhas ionosféricas e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
O objetivo do voo é o treinamento das equipes no emprego da Estação de Telemedidas Móvel, bem como a verificação dos meios de lançamento. Esse foi o quinto voo do ORION no Brasil, na versão monoestágio. Os vôos anteriores foram realizados por meio de operações no Centro de Lançamento de Alcântara – CLA (MARACATI I e II) e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI (Parelhas e Camurupim), todos transportando cargas úteis tecnológicas.

A Operação Brasil-Alemanha marca os 40 anos do acordo tecnológico internacional entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro Espacial da Alemanha (DLR). Os principais objetivos da operação são o lançamento e rastreamento do foguete de sondagem VS-30 V08. O evento servirá também para o treinamento dos profissionais do CLBI para operar a estação Móvel de Telemedidas e o Lançador Móvel, além de interligar as estações (Telemetria, Radar e CTDL) do CLA e do CLBI.
 

Fonte: Agência Força Aérea/CLBI/IAE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter