COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

25 de Junho, 2019 - 09:30 ( Brasília )

Satélite T-16 construído pela Airbus é lançado com sucesso a bordo do Ariane 5


O satélite de telecomunicações T-16, construído pela Airbus, foi lançado com sucesso a bordo do foguete Ariane 5 de Kourou, na Guiana Francesa. O T-16 usa como base a Eurostar E3000 da Airbus - uma plataforma geoestacionária altamente confiável - e é o 50º satélite Eurostar E3000 a ser lançado.

Ele garantirá capacidade de satélite de alta potência para serviços de transmissão de televisão de alta disponibilidade, inclusive diminuindo os efeitos adversos provocados por chuvas.

Após o lançamento e desacoplamento, a espaçonave Eurostar E3000 utilizará seu próprio sistema de propulsão química para atingir uma órbita geoestacionária em aproximadamente uma semana.

O T-16 garantirá serviços de transmissão de alta potência nas bandas Ku, Ka e Reverse. Por ser flexível, a espaçonave pode ser operada a partir de cinco faixas orbitais (de 99º Oeste a 119º Oeste) e cobrirá a área continental dos Estados Unidos, Alasca, Havaí e Porto Rico.

Com uma massa de 6330 Kg no momento do lançamento e um poder de espaçonave de 18kW, o satélite foi criado para funcionar em órbita por 15 anos. “O T-16 é um dos mais poderosos satélites de transmissão direto para casa, com um número recorde de +180 Amplificadores de Alta Potência.

O T-16 será capaz de transmitir centenas de serviços de vídeo de qualidade UltraHD 4K diretamente para consumidores finais espalhados pelos EUA.

Nossos satélites Eurostar já acumulam mais de 800 anos somados de serviços operacionais em órbita. Esse é um verdadeiro sucesso em dobro para nós, já que também estamos comemorando o 104º lançamento do Ariane 5”, afirma Jean-Marc Nasr, Diretor da Airbus Space Systems.


VEJA MAIS