OHB e equipe da IAI propõem serviço de acesso à superfície lunar para Agência Espacial Europeia

A OHB System AG, empresa líder alemã na produção de satélites, e a Israel Aerospace Industries (IAI) assinaram um acordo de cooperação na semana passada na Conferência do Espaço Ilan Ramon.

Conforme o acordo, as duas empresas oferecerão à Agência Espacial Europeia (ESA) um Serviço de Acesso à Superfície Lunar (LSAS) para cargas de até 150kg. O acordo foi assinado por Marco Fuchs, CEO da OHB SE e OHB System AG, e Opher Doron, gerente geral da Divisão Espacial da IAI.

Compareceram à cerimônia de assinatura do acordo: Johann-Dietrich Wörner, diretor geral da ESA; o Prof. Pascale Ehrenfreund, diretor do Conselho Executivo da Agência Espacial Alemã (DLR); e Avi Blasberger, diretor geral da Agência Espacial de Israel.

O acordo determina que a OHB System AG, com base em seu longo e bem-sucedido histórico em missões espaciais, ficará à frente do projeto e coordenará os trabalhos com a ESA e os desenvolvedores de cargas científicas para o aterrissador lunar.

A IAI, por sua vez, fornecerá uma versão de seu aterrissador lunar — que foi codesenvolvido e construído para a SpaceIL — pronto para o voo e em fase de preparação para lançamento no mês que vem a partir dos Estados Unidos.

A OHB administrará a comercialização do serviço e a definição da missão junto a usuários potenciais. Além disso, gerenciará o projeto e a missão desde a escolha da carga e integração até o lançamento e operações da missão. Há também o prospecto de apoio ao aterrissador lunar.

A IAI vai construir o aterrissador, acomodar as cargas, fazer a integração com o lançador, apoiar o lançamento e fase inicial de órbita e encerramento, bem como prover suporte técnico em todas as fases da missão, desde o design, integração de carga, lançamento e operações da missão.

A iniciativa ISRU (Utilização de Recursos in Situ) da ESA envolverá aterrissadores que irão à Lua testar tecnologias para a produção de oxigênio, água e outras matérias-primas na superfície lunar, além de coletar e analisar amostras do solo da Lua.

Essas tecnologias são necessárias para a colonização humana de longo prazo fora da Terra. “Acredito que explorar a Lua e usá-la como base é o próximo passo lógico, oferecendo uma série de vantagens e oportunidades. Aterrissar na Lua, porém, ainda representa um desafio.

Na OHB nós fizemos vários estudos sobre tecnologias de robótica e de aterrissagem com a utilização dos recursos da Lua para, por exemplo, produzir combustível, oxigênio ou água. Também temos uma vasta experiência em gerenciar e acomodar cargas diversas em aeronaves.

Mal posso esperar para trazer a expertise da OHB a essa colaboração com a IAI e para enfrentarmos conjuntamente os desafios de futuros programas lunares”, disse Marco Fuchs, CEO da OHB SE e OHB System AG.

Nimrod Sheffer, CEO e presidente da IAI, declarou: “A IAI tem orgulho de colaborar com uma líder global no segmento de satélites, e também com as agências espaciais europeia e alemã. Esta é uma medalha de honra para a indústria espacial de Israel. O conhecimento tecnológico adquirido no desenvolvimento e na produção do aterrissador lunar Beresheet com a SpaceIL e a cooperação com a OHB nos permite participar das pesquisas globais avançadas do espaço. Temos orgulho desta oportunidade de levar a indústria espacial israelense para novas fronteiras e estamos ansiosos para o lançamento do Beresheet e sua viagem até a Lua no mês que vem”.

O Prof. Dr.-Ing. Johann-Dietrich Wörner, diretor geral da Agência Espacial Europeia, declarou: “Mais um tijolo é assentado na Aldeia Lunar… excelente!”

O Prof. Pascale Ehrenfreund, diretor do Conselho Executivo da Agência Espacial Alemã (DLR), declarou: “O Centro Aeroespacial Alemão aplaude a cooperação entre a OHB e a IAI nesta empreitada para missões lunares”.

Avi Blasberger, diretor da Agência Espacial de Israel, declarou: "Os acordos que promovem a indústria espacial israelense são bem-vindos. O aterrissador lunar israelense tem um significativo potencial comercial”.

A OHB System AG é uma das três empresas espaciais líderes na Europa. Pertence ao grupo de alta tecnologia OHB SE (ISIN: DE0005936124, Prime Standard), no qual cerca de 2.700 especialistas e engenheiros de sistemas trabalham em programas espaciais chave da Europa.

Com instalações em Bremen e Oberpfaffenhofen, próximo a Munique, e quase 40 anos de experiência, a OHB System AG é especializada em soluções de alta tecnologia para o espaço.

Elas incluem satélites compactos e de médio porte para a observação da Terra, navegação, telecomunicações, ciência e exploração do espaço, bem como sistemas para o voo humano no espaço, reconhecimento aéreo e sistemas de controle de processos.

A IAI Ltd. é a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel, líder em tecnologia e inovação reconhecida mundialmente, especializada no desenvolvimento e manufatura de sistemas de ponta para ar, espaço, mar e terra, além de segurança doméstica e cibernética.

Desde 1953, a empresa vem fornecendo soluções de tecnologia avançada para governos e usuários comerciais no mundo inteiro, incluindo: satélites, mísseis, sistemas de armamento e munições, sistemas robóticos e não tripulados, radares, C4ISR e outros.

A IAI também desenvolve e produz jatos empresariais e aeroestruturas, presta serviços de revisão e manutenção de aeronaves comerciais, e adapta aeronaves de passageiros para configurações de reabastecimento e carga.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter