BRUMADINHO – SGDC – TELEBRAS viabiliza comunicações emergenciais

A TELEBRAS ativou no sábado, 26JAN2019, o sistema de comunicação satelital do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para atendimento em caráter emergencial em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a fim de auxiliar as equipes de resgate e facilitar o contato com hospitais e a comunicação entre parentes das vítimas do rompimento da barragem da Vale.

A região conta com acesso limitado ao serviço móvel de comunicação, tendo a TElEBRAS disponibilizado o serviço de acesso à internet via satélite de forma gratuita ao público em geral.

A Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, rompeu por volta das 12h30 desta sexta-feira, 25. As três barragens do Complexo Paraopeba possuíam aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração (sílica). Técnicos da TELEBRAS estão desde sábado no local e já ativaram duas antenas, com capacidade de serviço via satélite com WiFi de 20 Mbps cada, para atendimento no centro de operações de salvamento, localizado próximo à Igreja Nossa Senhora das Dores, que fica a menos de um quilômetro do local do acidente.

Equipes de socorristas analisando informações.  Foto – TELEBRAS


Os serviços de comunicação satelitais são providos pelo SGDC, utilizando a banda Ka, que possui feixe que cobre toda a região. Juntamente com as antenas, transmissores e modems, foram enviados geradores de energia elétrica a gasolina, uma vez que não há garantia que haja energia elétrica comercial disponível.

A VISIONA, subsidiária da TELEBRAS / EMBRAER Defesa, também está auxiliando as operações de resgate com monitoramento e produção de imagens de alta definição, via satélite, de toda a localidade atingida pela lama de rejeitos. Outros técnicos da TELEBRAS já estão a caminho de Brumadinho e nesse domingo, 27JAN2019, a comunicação da região foi ampliada para oferecer ainda melhores condições de acesso pelo Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil que estão atuando na região.

Engenheiros da Telebras ativaram no domingo, 27, dois novos terminais de alta capacidade e qualidade para comunicação via satélite, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para prestar serviço ao posto de comando para atendimento às vítimas, já sendo utilizado pela Defesa Civil, localizada na Faculdade Asa, em Brumadinho (MG).

TELEBRAS ativou no sábado, 26JAN2019, o sistema de comunicação satelital do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) para atendimento em caráter emergencial em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a fim de auxiliar as equipes de resgate e facilitar a comunicação (Esquerda). A  Força Aérea Brasileira montou estação-rádio para auxiliar aeronaves em operação de resgate às vítimas de desastre ambiental.

A medida visa ampliar as condições de acesso a serviços de comunicação pelo Corpo de Bombeiros e agentes da Defesa Civil que estão atuando no monitoramento, resgate e salvamento de vítimas na região. Desde sábado, 26, duas antenas já haviam sido ativadas no centro de operações de salvamento, localizado próximo à Igreja Nossa Senhora das Dores, que fica a menos de um quilômetro do local do acidente. A internet de alta velocidade está sendo disponibilizada pela Telebras de forma gratuita, por meio da tecnologia WiFi.

Ao todo, já somam quatro os enlaces dedicados de 20 Mbps cada de download disponíveis para comunicações emergenciais via banda Ka do SGDC na região de Brumadinho, sem depender da infraestrutura terrestre, que pode ter sido afetada pelo desastre. Todos os pontos com tecnologia WiFi para acesso a internet de alta velocidade e Voz sobre IP para os usuários:

– Defesa Civil Nacional;
– Posto de Comando Central;
– Posto de Comando Avançado em Casa Branca, e,
– Sala de Situação do Alto Comando da Polícia Militar de Minas Gerais.


A TELEBRAS reafirma seu compromisso com o Brasil e com os brasileiros, atendendo sua função social de levar internet de alta velocidade nos lugares mais necessitados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter