COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Defesa

17 de Dezembro, 2018 - 11:20 ( Brasília )

Centro de operações do SGDC será entregue nesta segunda-feira (17)

A entrega será da etapa operacional, que possibilitará a migração dos equipamentos satelitais. As áreas administrativas serão inauguradas em 2019.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa nesta segunda-feira (17), em Brasília, da inauguração da parte operacional e de monitoramento do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), estrutura que controla o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

O presidente da República, Michel Temer, além de representantes do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Telebras também estarão presentes à cerimônia.

O COPE-P é um conjunto de edificações construídas de forma a se tornar sustentável com aproveitamento racional de água e geração de energia solar. Servirá para operar e monitorar o SGDC que irá, além do uso estratégico militar em banda X, fornecer banda Ka para o PNBL em todo território brasileiro.

O Centro foi construído na Ala 1 da Força Aérea Brasileira (FAB) em Brasilia e atuará em coordenação com o Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S) do Rio de Janeiro. Caso haja alguma falha na operação do SGDC pelo COPE da capital federal, a unidade carioca fica encarregada de operar e receber dados do satélite.

Serviço
Evento: Inauguração do Centro de Operações Espaciais Principal do SGDC
Data: 17 de dezembro de 2019
Horário: 10h
Local: Ala 1 da Força Aérea Brasileira (antigo VI Comar)
Endereço: SHIS QI 5, Área Especial 12 –Lago Sul
Cidade: Brasília (DF)


VEJA MAIS