Especialistas da área espacial se reúnem no Centro de Lançamento de Alcântara

Tenente Huxley Bruno, Tenente Jonathan Jayme e Major Alle

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu, de 17 a 21 de setembro, a segunda edição da reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL 2/2018). O GIL reúne especialistas de diferentes organizações que compõem o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE).

Nesta segunda edição de 2018, participaram representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e do próprio CLA. Ainda durante a semana, foi realizada a Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) visando a realização da Operação Mutiti, próxima atividade externa a ser realizada no CLA.

Trata-se do lançamento de um foguete VS-30, com experimentos científicos e tecnológicos de centros e institutos de pesquisa nacionais embarcados. Na GIL 2/2018 foram atualizadas as situações de projetos na área de espaço, tais como a Operação Mutiti; os Veículos Lançadores de Satélites e projetos relacionados (VS-50, VLM-1 e VL-X); o Programa Microgravidade, o novo Sistema de Terminação de Voo a ser instalado no CLA; os Foguetes de Treinamento; e o HEXAFLY (veículo espacial hipersônico).

Também foi traçado um panorama atual do Programa de Lançamentos do DCTA para o ano de 2018; do Programa de Futuros Lançamentos (2019-2020); do mercado de Foguetes Suborbitais; da situação do CLA e do CLBI; das obras no CLA com impacto em lançamentos futuros; e das tratativas sobre a comercialização de lançamentos a partir do CLA.

Durante RAI, grupo checou andamento da Operação Mutiti

O Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos, destacou a importância do encontro. “Em um momento em que a área espacial ganha cada vez mais evidência no país, é essencial estarmos reunidos para estabelecermos estratégias e metas futuras”, comentou.

No GIL, ainda foi proposta a atualização da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 60-1, que trata sobre tal grupo, foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho (GT) de normas balizadoras de processo de qualificação e certificação, feitos comentários e atualização sobre itens de ação datados e prioritários.

“A partir do GIL podemos trocar informações atualizadas sobre os principais projetos da área espacial em andamento, de forma a fazer um acompanhamento sistemático por parte de todos os envolvidos no setor”, destacou o Presidente do GIL, Coronel Aviador Carlos Afonso Mesquista de Araujo. Para o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, é fundamental receber o GIL em Alcântara uma vez que a grande maioria do projetos na área espacial em desenvolvimento no Brasil, invariavelmente, passam por lançamentos a serem realizados no local.

O grupo

O GIL se reúne duas vezes ao ano e é regulado pela ICA 60-1 -“Grupo de Interfaces de Lançamento”, que estabelece diretrizes, participantes e objetivos a partir das reuniões realizadas, geralmente no CLA ou no CLBI, que se localiza no Rio Grande do Norte. A última reunião do grupo ocorreu também no CLA, no mês de maio.

Grupo traçou panorama do Programa de Lançamentos do DCTA

Fotos: Soldado Rodrigo/CLA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter