COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Aviação

09 de Agosto, 2018 - 12:10 ( Brasília )

COPE realiza capacitação com militares sobre sistemas espaciais

Militares também realizaram curso voltado para sensoriamento remoto ótico

O Curso de Ambientação em Sistemas Espaciais (CASE), promovido pelo Centro de Operações Espaciais (COPE) do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), iniciou nessa segunda-feira (06/08).

A instrução conta com carga horária de 100 horas/aula, incluindo visitas técnicas, e visa disseminar, no âmbito da Ministério da Defesa, a cultura e os conhecimentos sobre operação de sistemas espaciais voltados para o emprego operacional.

Trinta e sete alunos, sendo 11 da Marinha do Brasil (MB), 11 do Exército Brasileiro (EB), 13 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de dois oficiais da Força Aérea Chilena, participam do curso. Esta é a segunda edição e o treinamento ocorrerá até o dia 24 de agosto.

COPE promove curso voltado para gerenciamento remoto de imagens de satélite Já no período de 24 de julho a 02 de agosto, militares das três Forças também realizaram treinamento voltado para sensoriamento remoto ótico e aquisição de imagens de alta resolução da superfície terrestre brasileira, a partir do satélite israelense EROS-B.

O curso ocorreu no COPE e foi ministrado pela empresa ImageSat. O satélite EROS-B está em órbita desde 2006, mas, no Brasil, a operação teve inicio durante o curso, com aplicação direta, pelos alunos, do conhecimento adquirido na capacitação.

Desde então, é possível elaborar projetos de planejamento, monitoramento, estudos de impacto ambiental, uso e ocupação do solo, mapeamento temático, perícias e certificações.

Centro de Operações Espaciais, em Brasília Segundo o Chefe do COPE, Coronel Aviador Marcelo Magalhães, a capacitação auxiliará os militares na assessoria de tomada de decisão e na consciência situacional, atendendo às Forças Armadas e demais órgãos da administração pública.

“Será possível monitorar desmatamento, uso e ocupação de solo, cadastramento rural, apoio a desastre natural, apoio em busca e salvamento, vigilância de fronteiras, ações de levantamento de dados e agricultura”, exemplificou.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 10 DEZ, 09:50

MAIS LIDAS

Especial Espaço