COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Defesa

19 de Julho, 2018 - 10:35 ( Brasília )

Videoconferência inicia operação por satélite


Margareth Lourenço


O início das operações, com utilização do sinal de banda larga, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), foi marcado com realização de videoconferência na manhã desta quarta-feira (18).

O evento colocou em linha o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, que estava na sede da pasta em Brasília, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que falou de Pacaraima, no extremo norte de Roraima, na fronteira com a Venezuela.

No município roraimense estão instaladas as primeiras quatro antenas, das 15 mil previstas para serem colocadas em todo o país, por meio do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
A transmissão de hoje foi possível após a derrubada da liminar que impedia a continuidade do programa Internet para Todos, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Durante a conversa entre os dois ministros, Silva e Luna parabenizou o colega pelo importante feito para o Brasil e reconheceu os esforços desenvolvidos pela equipe do MCTIC para dar continuidade à iniciativa.

Da Escola Municipal Casemiro de Abreu, onde está instalada uma das quatro antenas do município, Kassab destacou a parceria do Ministério da Defesa para implementação do projeto. Lembrou, ainda, a importância da continuidade da iniciativa para que todas as escolas públicas do país possam contar com esse modelo de comunicação.

O SGDC é o primeiro satélite geoestacionário do país para uso civil e militar. O equipamento foi construído por meio de parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A instalação e uso das antenas estava suspensa desde março, após decisão da Justiça Federal em Manaus (AM) que atendeu recurso de provedor regional de telecomunicações. A liminar foi suspensa, na segunda-feira (16), pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Fotos: Keven Cobalchini/MD

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


PROSUB S40

PROSUB S40

Última atualização 14 DEZ, 12:45

MAIS LIDAS

Especial Espaço