Comitiva governamental visita instalações da FAB, em Alcântara

Ten Cristiane dos Santos  e TCel Pedra

Em visita institucional promovida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB) e pela Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos órgãos essenciais à Justiça, conheceram, nesta quinta-feira (10), o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A comitiva, formada por cerca de 40 autoridades, recebeu informações sobre o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) e seus benefícios. Dentre eles, a capacidade de observação de grandes extensões territoriais, necessária para o sensoriamento remoto de regiões como a Amazônia, e os sistemas de navegação, como GPS.

Após a apresentação, a comitiva conheceu as instalações do Centro de Controle do CLA e da Torre Móvel de Integração (TMI).

O DCTA tem a função de coordenar e acompanhar os projetos que visem à implementação da Indústria Aeronáutica Brasileira e ao desenvolvimento da pesquisa aeroespacial. O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, falou sobre a importância da visita. “Espero que tenhamos conseguido passar a percepção da importância que tem o CLA e o programa espacial para o país, como um grande indutor de desenvolvimento”.

O Procurador Regional da União da 1ª Região, Raphael Ramos Monteiro de Souza, destacou o avanço atual do PESE e os benefícios para a sociedade. Ele ainda ressaltou a necessidade de investimentos na área espacial para o desenvolvimento do país. “Se o Brasil pretende estar na lista das nações mais desenvolvidas, entre as mais destacadas, certamente precisará apoiar melhor o seu programa espacial”, disse.

O membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, também ressaltou a importância do Centro de Lançamento. “Esse trabalho é essencial para seguir em direção ao espaço”, afirmou.

Ampliação do CLA – De acordo com o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, o Centro está em plenas condições operacionais e em constante processo de manutenção e modernização. Entretanto, no momento, opera apenas o lançamento de foguetes suborbitais, com baixa cadência anual e sem geração de receitas. “Ainda não colocamos satélites em órbita da Terra por indisponibilidade de veículos lançadores de satélites”, explica.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho, participou da comitiva e afirmou ter ficado impressionado com o trabalho desenvolvido no CLA. “Entendi a importância dos projetos que são promovidos aqui e que são para o progresso do Brasil. As tecnologias envolvidas são vitais, de modo que, pretendemos contribuir com isto. Realmente é o futuro que queremos”, destacou.

O Senador Airton Sandoval disse ter conhecido, durante a visita, projetos importantes para a população como um todo, além das dificuldades para o desenvolvimento aeroespacial. "Dentro de nossas condições, pretendemos ajudar a buscar soluções para estas dificuldades, pois esta é uma área que certamente só tem a trazer benefícios para o país”.

Já o Deputado Federal José Reinaldo Carneiro Tavares apresentou a relevância da viagem. “Poucas pessoas tinham conhecimento da importância do Centro de Lançamento e tudo que ele pode representar para o Brasil”.

A missão do CLA é executar as atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, além de coleta e processamento de dados das cargas úteis. Pela localização próxima à Linha do Equador e característica demográfica, Alcântara possibilita uma economia no lançamento de foguetes, o que desperta interesse de diversas empresas.


Fotos: Cabo André Feitosa/Cecomsaer

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter