COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

16 de Abril, 2018 - 09:50 ( Brasília )

Airbus envia o satélite altamente inovador SES-12 para a sua base de lançamento

Construído para o operador líder SES, é o maior e mais poderoso satélite totalmente elétrico de todos os tempos

D.Marques

O satélite de comunicações totalmente elétrico SES-12 construído pela Airbus para a SES, companhia internacional proprietária e operadora de satélites de telecomunicações, foi enviado das instalações da Airbus Defence and Space em Toulouse, na França, para o Cabo Canaveral, na Flórida.

O SES-12 é o maior e mais poderoso satélite totalmente elétrico já produzido. É baseado na altamente confiável plataforma Eurostar em sua variante E3000e, que usa propulsão elétrica para elevação de órbita (EOR).

A economia de massa resultante permite que o SES-12 combine, em um só satélite, duas missões de alta capacidade equivalentes a dois satélites convencionais.

Para realizar sua missão dupla, o SES-12 conta com feixes tanto amplos como pontuais de alto rendimento para atender às diversas necessidades de conectividade.

A carga útil de comunicações incorpora soluções de última geração, em especial antenas de feixe múltiplo ligadas a um processador digital de sinal, que permitem que diversos canais espectrais básicos sejam alocados a vários feixes de uma maneira completamente flexível.

O satélite proporcionará uma capacidade de expansão e substituição para atender aos setores de dados, mobilidade, governo e vídeo na região Ásia-Pacífico. O SES-12 operará nas bandas Ku e Ka com um total de 76 transponders ativos e oito antenas.

Ele terá uma massa de lançamento de 5.400 kg e uma potência elétrica de 19 kW e operará em órbita geoestacionária na posição 95° Leste. Foi projetado para permanecer em serviço por mais de 15 anos.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Dossiê EMBRAER

Dossiê EMBRAER

Última atualização 20 ABR, 12:10

MAIS LIDAS

Especial Espaço