O satélite de radar PAZ construído pela Airbus foi lançado com sucesso

O satélite de radar PAZ construído pela Airbus foi lançado com sucesso da Base Aérea Vandenberg, na Califórnia, nos EUA. Dez minutos após o lançamento, o satélite se separou do lançador e ficará orbitando a 514 km de altitude.

O primeiro contato com o satélite foi estabelecido a partir do Centro de Controle Terrestre da DLR na Alemanha, onde os engenheiros da Airbus estão dando suporte à Fase de Lançamento e Entrada Antecipada em Órbita (LEOP) para verificar e configurar o satélite, assegurando que todos os sistemas críticos e comunicações funcionem conforme planejado.

Essas atividades levarão cerca de cinco dias, após o qual o satélite será entregue ao Centro de Controle Terrestre localizado no INTA (Instituto Nacional de Técnicas Aeroespaciales) em Torrejón de Ardóz, perto de Madri. O satélite será operado pelas equipes técnicas do INTA e da Hisdesat (proprietária do satélite).

Durante os próximos três meses, todas as atividades de testes em órbita (In-Orbit Testing – IOT) serão realizadas a partir de Madri e servirão para validar o funcionamento correto da nave espacial e o desempenho de seu radar.

Será realizada a verificação das duas cargas úteis secundárias, o sofisticado Sistema de Identificação Automática (AIS) para o controle global do cenário marítimo e a Experiência de Ocultação de Rádio e de Precipitação Pesada (ROHP).

Como contratada principal, a Airbus Espanha construiu o satélite PAZ, liderando uma equipe de 15 empresas e três universidades europeias. “O PAZ é o primeiro satélite de radar espanhol e agora se juntou aos satélites TerraSAR-X e TanDEM-X.

Operando na mesma órbita, os três satélites formam uma constelação SAR de alta resolução, proporcionando um tempo reduzido de revisitação e uma maior capacidade de aquisição”, disse Nicolas Chamussy, Diretor de Sistemas Espaciais da Airbus. “O PAZ é outro bom exemplo das tecnologias que a Airbus oferece para melhorar a nossa vida diária.

O monitoramento do meio ambiente, a gestão dos recursos naturais, o planejamento urbano e agrícola, além da avaliação de crises são apenas alguns exemplos das inúmeras aplicações para as quais este satélite será utilizado”.

O PAZ está equipado com alta tecnologia de radar ativo de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar – SAR) projetado para proporcionar alta flexibilidade e a capacidade de operar em vários modos com diferentes tamanhos de imagem e resoluções.

Ele captará imagens 24 horas por dia, 7 dias por semana e em todas as condições climáticas. O PAZ é projetado para uma vida útil de missão de cinco anos e meio, atendendo ao governo espanhol e à necessidades comerciais. O investimento inicial no projeto foi de 160 milhões de euros.

A nova constelação será explorada conjuntamente pela Hisdesat e pela Airbus. Os dados do PAZ também serão utilizados como parte do Copernicus, o programa de monitoramento da Terra da União Europeia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter