Robô da ESA faz pouso histórico em cometa 67P

A Agência Espacial Europeia (ESA) comemorou nesta quarta-feira (12/11) o primeiro pouso de um robô espacial sobre um cometa. O feito histórico pode trazer respostas sobre as origens do sistema solar.

"Esse tipo de sucesso não cai do céu. É resultado de trabalho duro da agência. Somos os primeiros a realizar esse feito", disse o diretor da ESA, Jean-Jacques Dordain.

O robô Philae se desprendeu por volta das 7h00 da sonda espacial Rosetta, que percorreu 6,4 bilhões de quilômetros no espaço durante uma década para alcançar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

"Os cometas são como blocos de construção que permaneceram mesmo após o surgimento do nosso sistema solar", explicou em entrevista à DW a astrônoma Svetlana Gerasimenko, que descobriu o cometa 67P em 1969. "Com os novos dados coletados, seremos capazes de tirar conclusões importantes sobre a origem do sistema solar e sua evolução."

Centenas de cientistas acompanharam a jornada de sete horas do robô da sede do ESA, em Darmstadt, na Alemanha, até o pouso, confirmado às 14h03. "Meu novo endereço: 67P", diz a conta do Philae no Twitter.

Depois do anúncio do sucesso da missão, o Centro de Operações da ESA informou que os arpões do robô não tinham sido lançados como se imaginava.

Horas antes do início da operação, o injetor especial de aterrissagem não estava funcionando corretamente. A agência garantiu, no entanto, que o Philae se encontra na superfície do cometa e que está analisando o que pode ser feito para solucionar o problema.

"Nós estamos prontos para tornar ficção científica em ciência real", declarou o diretor de operações da ESA, Thomas Reiter.

Conversa espacial

Pelo Twitter, os administradores das contas do ESA e do Philea promoveram conversas entre a sonda Rosetta e o Philea. "Eu nunca te vi deste ângulo", disse o robô a Rosetta, que respondeu: "Também estou te vendo, Philae!".

A sonda espacial também enviou uma foto para o robô logo depois que os dois equipamentos foram separados: "Essa é a primeira mensagem da separação. Sou eu, Philae!". Próximo do momento da aterrissagem, Rosetta desejou boa sorte ao robô. "Estou quase lá!", disse Philae, agradecendo a longa jornada realizada com a sonda espacial.

Cerca de uma hora depois do pouso, a ESA começou a receber imagens captadas pelo robô. A primeira foto tirada pela câmera Rolis é um registro do cometa quando o robô estava a três quilômetros de distância.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter