Brasil e China fazem novos testes com CBers-4

Os testes de compatibilidade eletromagnética entre o satélite sino-brasileiro CBers-4 e a estação terrena de Cuiabá (MT) foram realizados com sucesso pelas equipes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast, na sigla em inglês).

Os testes são importantes para garantir a recepção de imagens e para verificar a correta decodificação e recuperação dos dados auxiliares transmitido, como as informações de telemetria das câmeras e os dados de órbita e altitude do satélite.

O CBers-4 é o quinto satélite desenvolvido pelo Programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBers, na sigla em inglês), no âmbito da parceria que garantiu a Brasil e China o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra. O lançamento do satélite está previsto para ocorrer na primeira quinzena de dezembro de 2014.

Foram realizados dois testes entre 19 e 21 de maio. Tanto a estação de controle do satélite quanto a estação de recepção de imagens devem ser validadas para a operação do CBers-4. As instalações do Inpe em Cuiabá têm a capacidade de realizar ambas as atividades.

No primeiro teste, os especialistas do Inpe em parceria com os especialistas da Cast verificaram a compatibilidade entre o sistema Telemetry, Tracking, and Command Subsystem e a estação de racking, Telemetry and Command de Cuiabá.

O segundo teste consistiu em garantir um perfeito entendimento entre o satélite e a estação de recepção e gravação, incluído o software do sistema de ingestão e gravação desenvolvido pela empresa brasileira AMS Kepler.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter