SCD-1 – Primeiro satélite brasileiro completa 15 anos em operação

 
 

DefesaNet

"É louvável o fato do primeiro satélite construído no Brasil estar ainda em operação, quando se leva em conta que sua vida útil era inicialmente estimada em apenas um ano.

2008 será um ano de comemorações para o Programa Espacial Brasileiro, pelos 20 anos do programa Cbers (China-Brazil Earth Resources Satellite), e pelos 10 anos do lançamento do segundo satélite de coleta de dados, o SCD-2, em 22 de outubro de 1998.

Desde o lançamento do SCD-2, nenhum satélite integralmente dedicado ao Sistema de Coleta de Dados foi inserido em órbita. O sistema tem sido mantido graças à incrível longevidade dos SCDs já lançados, e também devido aos transpônderes DCS ("Data Collection System") instalados nos satélites da série CBERS. A manutenção do sistema, cujos dados transmitidos são a cada dia mais demandados, é um grande desafio para o Programa Espacial Brasileiro."

Nota DefesaNet – quando dos 10 anos de funcionamento do SCD-1 produzimos uma matéria especial.

Satélite de Coleta de Dados – SCD-1: 10 anos – 09 Fevereiro 2003 Link

Primeiro satélite nacional completa 13 anos – 2006 Link

Primeiro satélite projetado, construído e operado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o SCD-1 completa 15 anos em órbita neste dia 9 de fevereiro. Quando lançado pelo foguete norte-americano Pegasus, em 1993, a expectativa era de apenas um ano de vida útil. Contudo, o SCD-1 (Satélite de Coleta de Dados) se mantém plenamente operacional e retransmitindo informações para a previsão do tempo e monitoramento das bacias hidrográficas, entre outras aplicações.

"A longevidade do SCD-1 – e também do SCD-2 que completará 10 anos em outubro – é resultado de uma alta competência tecnológica, do rigor empregado no projeto e processo de qualificação, tanto no nível de componentes quanto de subsistemas, e do delicado processo de integração e testes. A esses fatores soma-se a competência no desenvolvimento dos processos operacionais utilizados para o controle dos satélites no INPE, e das bem treinadas e eficientes equipes de operação", declara Valcir Orlando, do Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE.

Em seu 15º aniversário, o satélite completará 79.152 voltas em torno da Terra, tendo percorrido uma distância da ordem de 3.550.000.000 quilômetros, equivalente à realização de 4.665 viagens de ida e volta à Lua.Viajando a uma velocidade orbital da ordem de 27.000 quilômetros por hora, o SCD-1 possui uma órbita circular de aproximadamente 750 km de altitude, com 25 graus de inclinação em relação ao plano do Equador.

Nestes 15 anos, os técnicos do INPE executaram 36 manobras de reorientação de seu eixo de rotação, sendo que o satélite recebeu um total de aproximadamente 183.140 telecomandos.

Sistema de coleta de dados

O lançamento do SCD-1 foi o início da operação do Sistema de Coleta de Dados Brasileiro, que consiste de uma rede de satélites em órbita baixa que retransmitem a um centro de missão os dados ambientais recebidos de um grande número de plataformas de coleta de dados (PCDs) espalhadas pelo território nacional. Atualmente, o Sistema de Coleta de Dados é composto pelos satélites SCD-1, SCD-2, CBERS-2 e CBERS-2B, sendo que suas informações são distribuídas a diversas instituições no Brasil e no exterior.

O satélite capta e retransmite os sinais das plataformas para a estação de recepção e processamento do INPE em Cuiabá (MT) e depois os dados são transmitidos para a unidade de Cachoeira Paulista (SP), onde ficam à disposição das empresas e instituições usuárias do sistema. Os dados coletados pelo satélite SCD-1 são utilizados em diversas aplicações, como previsão de tempo, estudos sobre correntes oceânicas, marés, química da atmosfera, planejamento agrícola, entre outras. Uma aplicação de grande relevância é o monitoramento das bacias hidrográficas, que fornecem dados fluviométricos e pluviométricos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter