COBERTURA ESPECIAL - São José dos Campos - Tecnologia

27 de Julho, 2017 - 12:00 ( Brasília )

SJC - Lei da Inovação e fomenta surgimento de startups


 

Júlio Ottoboni


A mudança do eixo econômico de uma cidade industrial para o segmento de serviços tem mobilizado a prefeitura de São José dos Campos para se adequar as novas exigências e buscar soluções criativas para manter seu crescimento tecnológico, inclusive com aproveitamento das capacidades existentes no lugar. Isso sem se desviar da vocação aeroespacial do município. Inclusive a intenção é fortalecer essa áreaa.

A cidade  terá com uma lei especial instituindo o Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável.  O objetivo tanto estimular como fomentar a criação de startups e iniciativas de desenvolvimento tecnológico na cidade. A lei proposta pela prefeitura foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A intenção é transformar a cidade num dos principais centros de inovação do país, além de oferecer incentivos às empresas já instaladas e capitar outros interessados em vir para o município.

As primeiras ações neste sentido foram dadas com o projeto Startup São José, no último dia 27 de abril. Numa parceria com a startup Quero Educação,  voltada para o segmento educacional,  foi realizado na cidade o 1° Parahyba Valley – Startup Meeting. O encontro reuniu 60 jovens líderes do ramo.

A Lei de Inovação criará facilidades para os novos investidores, além de avaliar e testar as aplicações de projetos inovadores de startups e implementar os projetos em obras e serviços públicos locais. A intenção é ter ambientes favoráveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento da empresa.

O programa ficará sob a coordenação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Segundo a prefeitura, o município não terá despesas com a nova lei. Já que os projetos serão disponibilizados para testes sem custos e sem a obrigatoriedade de contratação posterior do serviço.

Os projetos serão aprovados pela Prefeitura por meio de uma comissão específica e receberão, após os testes,  um atestado de capacidade técnica e funcionalidade. O programa Startup São José  é ligado à prefeitura e se encontra na fase de implantação de uma futura sede, que será no Parque da Cidade Burle Marx.

Professores do Laboratório Líder do Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), da Secretaria Municipal de Educação,  se encontram em treinamento sobre empreendedorismo para aplicarem essa nova disciplina em sala de aula a partir de agosto.

Os estudantes do 9º ano das escolas de ensino fundamental serão o público alvo desta ação. O Laboratório Líder  visa realizar atividades interativas educacionais que desenvolva o lado pessoal do aluno tendo como meta a melhoria de habilidades como comunicação e liderança.

O treinamento é voltado para discussões sobre a importância de ser um empreendedor nas diversas áreas. O objetivo este em estimular o  empreendedorismo para atividades cotidianas. Ações neste sentido também ocorrerão neste segundo semestre com alunos do 5º ano dentro de oficinas especializadas.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guarani

Guarani

Última atualização 17 AGO, 11:50

MAIS LIDAS

São José dos Campos