Amazônia Azul – Operação ASPIRANTEX-2015

A Marinha do Brasil realiza, no período de 15 de janeiro a 04 de fevereiro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Mar del Plata, na Argentina, a Operação “ASPIRANTEX-2015”, com a visita da Esquadra aos portos de Montevidéu, no Uruguai, Mar del Plata, e Santos (SP).

A Operação tem como missão executar exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, contemplando operações de ataque, de esclarecimento e de apoio logístico móvel e antissubmarino, além de ações de superfície, de defesa aeroespacial, de guerra eletrônica, e de guerra cibernética. Também faz parte da missão realizar lançamento de armas e, quando oportuno, conduzir atividades de patrulha naval nas proximidades da Bacia Petrolífera de Santos.

As atividades desenvolvidas nesses dias de mar e porto visam contribuir para a orientação dos 186 Aspirantes do 2º ano da Escola Naval, na sua opção de Corpo e na escolha da habilitação militar, assim como familiarizá-los com a vida no mar e, adicionalmente, apoiar os Comandos de Distritos Navais no transporte de material e pessoal para os portos visitados.


Aeronaves AF-1 lançam BAFG-230 durante a Operação “ASPIRANTEX-2015”

Como parte das atividades da Operação “ASPIRANTEX-2015”, foi realizado, no dia 16 de janeiro, o lançamento de bombas “BAFG-230” por duas aeronaves AF-1, cujo propósito foi adestrar os pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque. 
 
Na Operação, os Navios realizaram, ainda, atividades de Patrulha Naval na bacia petrolífera de Santos, numa ação que visa fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos no mar, contribuir com a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação aquaviária e a prevenção da poluição ambiental em área de grande importância econômica da “Amazônia Azul”.
 
O lançamento das bombas e a Patrulha Naval na Bacia de Santos foram acompanhados por 186 Aspirantes que iniciarão os terceiro e quarto anos da Escola Naval. 
 
A Operação “ASPIRANTEX-2015” também tem como propósito representar a Marinha do Brasil nos portos nacionais e internacionais; além de realizar ação de presença na “Amazônia Azul”.
 
Ainda por ocasião da Patrulha Naval, os Aspirantes tiveram a oportunidade de realizar voos embarcados na primeira aeronave “Super Cougar” totalmente montada no País.


Porto da cidade de Natal recebe visita do Navio Patrulha “La Gracieuse”

De 16 a 19 de janeiro, o Navio-Patrulha “La Gracieuse”, de bandeira francesa, esteve atracado no porto de Natal. De acordo com o Adido de Defesa e Naval francês, Capitão-de-Mar-e-Guerra Yannick Rest, a visita à capital potiguar teve como objetivo estreitar laços de amizade com o Comando do 3º Distrito Naval. O Cônsul Geral da França no Recife, Bruno Bisson, também participou de eventos relativos à permanência do Navio na cidade.

Durante esse período, o Adido e o Comandante do “La Gracieuse”, Capitão-Tenente Yann-Eric Noat, conheceram a Base Naval de Natal.

No dia 19 de janeiro, por ocasião da desatracação, o “La Gracieuse”, realizou um exercício com o Navio-Patrulha “Macau”, denominado light-line (aproximação entre navios e passagem de cabos), o que avalia o grau de adestramento dos meios.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter