Aeroporto do Galeão dá asas às suas comunicações

Com cerca de 17 mil pessoas trabalhando na operação, 329 pousos e decolagens diárias e mais de 16 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, operado sob concessão privada da Concessionária RIOgaleão, agora conta com as soluções da Motorola Solutions, implementadas pela Kofre Telecomunicações.

A renovação de seu sistema de comunicações torna a operação mais eficiente e proporciona maior segurança aos seus passageiros. Em agosto de 2014, o RIOgaleão, quarto aeroporto mais movimentado do país iniciou o seu processo de transformação tecnológica recebendo investimentos de R$2 bilhões, tornando o novo RIOgaleão um aeroporto de padrão internacional, com capacidade para receber 37 milhões de passageiros por ano em sua nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta.

"O renovado Galeão também exigiu uma modernização de suas comunicações para atender a todas as demandas. O aeroporto precisava de um sistema de radiocomunicação qualificado para ações e reações rápidas e efetivas dos seus processos, mesmo em condições adversas, sem colocar em risco a segurança aérea e aeroportuária", diz Alexandre Villeroy, CIO do RIOgaleao Aeroporto Internacional Tom Jobim.

"A Motorola Solutions excedeu nossas expectativas. O Galeão precisava de um sistema que preservasse a integridade das informações, com alta disponibilidade, baixa manutenção, gestão aprimorada e uma rede unificada. Agora temos uma solução que permite comunicação entre todos os usuários e transmissão de dados. Tudo isso se resume ao melhor atendimento aos passageiros", conclui Villeroy.

O sistema DIMETRA TETRA foi composto de terminais portáteis (de mão) modelos MTP3500 e MTP3550, mais modelos móveis MTM5400 instalados em viaturas e em posições fixas. Ainda foram adquiridos modelos MTP8550Ex e MTP8500Ex com certificação ATEX e IECEx, especiais para trabalhadores que estão em ambientes inóspitos, com risco de explosão e que são resistentes a temperaturas de até 55ºC, além fortes impactos, poeira pesada, submersão e jatos d'água, imersão e umidade extrema.

O aeroporto ainda utiliza consoles de despacho MCC7500, estações de base DIMETRA MTS e controlador central redundante para gerenciar e organizar as comunicações. Para localização precisa, foi instalado um sistema de GPS para áreas externas e sistema Bluetooth para internas.

Também foram instalados gravadores para registro de conversas e a telefonia foi integrada. Todas as comunicações são criptografadas em nível de hardware, que garante que ninguém sem autorização possa escutar mensagens de áudio ou interceptar a transmissão de dados. Se um rádio for perdido ou extraviado, é possível interromper qualquer transmissão não autorizada até que o dispositivo seja localizado por GPS e recuperado. Ainda é possível desabilitar o rádio permanentemente.

Nos benefícios do uso de Bluetooth 4.0 dos rádios, estão a possibilidade do uso de plataforma de localização e monitoramento indoor de usuários e ativos por meio de Beacons. O GPS também permite que os gestores acompanhem a movimentação de pessoal fora dos edifícios no aeroporto.

Todos esses dados são transmitidos de volta pela rede TETRA e depois aos sistemas de comando, controle e despacho para atender às necessidades logísticas do aeroporto. A confiabilidade e a robustez dos dados da rede de rádio permitem que as equipes operacionais implementem automação de processos, como gerenciamento de block-on / block-off para quando as aeronaves se movimentam no solo, bem como alertas de emergência nas áreas de inspeção (raios-x).

Para responder rapidamente e estar sempre disponível. A rede também permite o uso de aplicações adicionais, se necessário. A Kofre, parceira da Motorola Solutions, equipou o sistema com frequências aeronáuticas de VHF para evitar interferências entre o pessoal aéreo e terrestre. Para o futuro, a RIOgaleão já está realizando testes com câmeras junto ao corpo Si500, que combinam áudio e vídeo, funcionando como uma caixa preta, registrando evidências do pessoal de segurança com imagens criptografadas e certificadas que podem ser usadas em caso de investigações.

O aeroporto também está testando o Command Center da Motorola Solutions, um software de monitoramento e gerenciamento de multimídia que analisa diferentes fontes de dados, com o objetivo de maximizar colaboração, coordenação de recursos e aumentar o conhecimento da situação no aeroporto.

Com o software, é possível prever movimentações como a presença de uma pessoa famosa ou torcidas de time de futebol chegando no aeroporto e estabelecer planejamentos antecipados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter