Secretaria de Segurança da Paraíba inaugura sistema digital de radiocomunicação da Motorola Solutions

A Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba inaugurou a primeira fase do sistema de radiocomunicação digital para missão crítica com tecnologia no padrão TETRA da Motorola Solutions.

Em cerimônia no Palácio da Redenção, às 10h, o governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho, entregou a primeira fase do projeto que cobre toda a região metropolitana de João Pessoa, que conta com 12 municípios em um território de mais quase três mil quilômetros quadrados e 1,2 milhão de habitantes.

O projeto irá cobrir todo o estado da Paraíba e está programado para ser concluído em setembro deste ano. A digitalização do sistema de radiocomunicação padroniza as formas de comunicações no estado utilizando uma tecnologia única que permite a comunicação integrada entre todas as forças de segurança, o que inclui a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de João Pessoa.

Todas as comunicações entre os usuários são criptografadas, o que impede as escutas não autorizadas, prática comum em sistemas analógicos, e protege os policiais envolvidos nas operações, melhorando a eficiência das ações e garantindo a segurança da população e dos agentes.

Ao todo, o novo sistema irá ajudar a garantir a segurança de 3,9 milhões de habitantes em uma área de quase 57 mil quilômetros quadrados. A modernização da comunicação faz parte de uma série de investimentos do governo do Estado da Paraíba para aprimorar o atendimento dos serviços de urgência.

Inicialmente, o sistema irá operar com 40 sítios de repetição para levar sinal claro e com alta disponibilidade para todas as forças de segurança, incluindo a aquisição de 35 consoles de despacho, que tem o papel de receber, priorizar e enviar chamadas de atendimento para uma resposta rápida à população, além do complexo sistema de antenas e repetidoras para cobrir a extensão do estado.

O contrato assinado em setembro de 2016 prevê a entrega de aproximadamente 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

A tecnologia digital também permite o desenvolvimento de diversas aplicações tecnológicas como, por exemplo, a utilização do GPS integrado em todos os terminais adquiridos.

Além dos benefícios destacados, a comunicação digital também entrega qualidade superior do sinal, com comunicação limpa e sem ruídos, e rede criptografada totalmente segura, sendo impossível de ser monitorada e ouvida por pessoas não autorizadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter