LAAD Security 2014 – Seminário sobre Manifstações Populares


III SEMINÁRIO DE SEGURANÇA LAAD DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA EM  MANIFESTAÇÕES POPULARES

 

· O Seminário acontecerá simultaneamente à LAAD Security 2014, maior feira de segurança da América Latina, e terá três módulos temáticos: ‘Segurança Pública’, ‘Segurança Corporativa’ e ‘Segurança para Grandes Eventos’.

· No módulo “Segurança Pública”, serão abordados temas atuais como por exemplo, a atuação dos Black Blocks e dos Anonymus e o papel das redes sociais nas manifestações populares.
·  Também será apresentada a sessão “Cyber Security”, que destacará a segurança nas telecomunicações e a prevenção a fraudes e golpes no universo online. 

 

Entre os dias 8 e 10 de abril, no pavilhão 2 do Riocentro, Rio de Janeiro, acontecerá o III Seminário de Segurança LAAD, simultaneamente à 2ªedição da LAAD Security ­­— Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa —a maior feira de segurança da América Latina. “O objetivo do Seminário é promover o diálogo e a troca de experiências entre autoridades, gestores públicos e empresários”, explica Sergio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil, empresa responsável pela organização do evento. O Seminário estará dividido em três módulos temáticos: ‘Segurança Pública’, ‘Segurança Corporativa’ e ‘Segurança para Grandes Eventos.

A sessão “Manifestações Populares”, que é parte do módulo Segurança Pública,  levantará a discussão sobre legislação e métodos utilizados na Segurança Pública quando esta é aplicada a reinvidicações públicas. Em 2013 uma série de manifestações ocorreu nas ruas de cidades brasileiras, ganhando grande repercussão em todo o mundo, tanto pelo número de participantes como pelo papel das redes sociais nesse engajamento popular.  

Seguindo esse contexto, um dos painéis do III Seminário de Segurança LAAD abordará justamente o tema “Manifestações e Estratégias de Segurança Pública”, que será apresentado por Comandantes Gerais da Polícia Militar dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Representando a Polícia Militar do Rio de Janeiro nesse painel, estará o Coronel José Luis Castro Menezes, Comandante Geral, que falará sobre a atuação dos Black Blocks e Anonymus, bem como o papel das redes sociais nas manifestações populares. De acordo com o Cel. Luis Castro, o tema proposto contribuirá para novas reflexões sobre as políticas públicas de segurança direcionadas às manifestações populares, observando sua potencialização na atualidade, provocada pelas novas tecnologias e mídias sociais.

“É imprescindível discutirmos e aprimorarmos os procedimentos e legislações relacionados  à Segurança Pública em se tratando de manifestações. A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai ratificar seu compromisso com a legalidade, com a valorização do conhecimento e a manutenção de um ambiente institucional firme, porém sujeito a flexibilidade e inovação”, completa.

Além desse painel, haverá mais duas importantes palestras dentro da sessão Manifestações Populares: “Utilização de Tropas Especiais na Segurança Pública”, a ser apresentada pelo Coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, Chefe do Estado Maior Geral Operacional da Polícia Militar do Rio de Janeiro; e “Técnicas Não-Letais na Segurança Pública: O Desafio das Manifestações de Rua”, que será ministrada pelo Major Marsuel Botelho Ribeiro, Chefe da Divisão Operacional do Comando de Polícia Ostensiva Especializada da Polícia Militar do Espírito Santo.

Ainda no módulo “Segurança Pública”, também será apresentada a sessão “CyberSecurity”, que contemplará tópicos importantes para a comunicação de hoje, como “Segurança Cibernética nas Telecomunicações”, “Prevenção a fraudes e golpes no ambiente cibernético” e “ Segurança da informação na prática”.   

Em 2012, o II Seminário de Segurança, que também ocorreu simultaneamente à LAADSecurity,  abordou o tema “Modernização,  Inteligência e Inovações a partir de Soluções Tecnológicas e Experiências Práticas”. A primeira edição do Seminário de Segurança ocorreu durante a feira LAAD– Defence & Securiy 2011, o maior e mais importante evento do setor de Defesa e Segurança da América Latina.
 
Serviços

III Seminário de Segurança Pública LAAD
Data: De 8 a 10 de abril de 2014.
Horários: 8 e 9 de abril – das 8h30 às 18h10 / 10 de abril – das 8h30 às 16h30
Local: Pavilhão 2 do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ)

http://www.laadsecurity.com.br/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter