SU-57: Quebrando as leis da física

O novo caça Sukhoi Su-57  demonstrou uma manobrabilidade incrível pilotados pelos piltos da Força Aérea Russa (VKS), com uma ampla gama de armamentos torna uma poderosa plataforma

Os pilotos da Força Aérea Russa dominam completamente o novo caça de quinta geração Su-57. Os vôos ocorreram em condições extremas de altitude, velocidade e carga assim como manobras em alto níveis de G. A Força Aérea já encomendou outros 76 caças Su-57 como parte do Plano de Defesa do Estado.

Além de uma ampla gama de armas, a aeronave não tem similares devido às suas manobrabilidade de vôo: enquanto outros precisam de um pós-combustão para alcançar voo supersônico, o novo caça simplesmente estende a passagem da velocidade de cruzeiro para supersônica.

A decolagem quase vertical e a incrível capacidade de manobra distinguem um dos desenvolvimentos principais e inovadores dos aviões de combate russos. O programa de caça de quinta geração foi lançado no início dos anos 2000. O primeiro voo ocorreu em 2010. O protótipo foi pilotado por Sergei Bogdan, piloto de testes da Sukhoi. A produção em série do Su-57 começou há menos de um ano. E agora, o Ministério da Defesa informou que o novo equipamento foi totalmente integrado.

O que de fora parece um processo lógico e simples requer uma concentração máxima daqueles dentro das máquinas aladas. No limite de suas capacidades, enfrentando uma enorme sobrecarga, os oficiais da VKS demonstraram tudo o que umdos sistemas de aviação mais avançados do mundo é capaz.

O armamento escondido sob a fuselagem fornece uma geometria de asa quase perfeita, e o mais avançado sistema de comando de voo permite voar em altitudes baixas e extremamente baixas em alta velocidade. Durante a execução das tarefas de vôo, os pilotos realizaram acrobacias individuais e em grupo.

Em combate aéreo (dogfight), o Su-57 simplesmente não tem igual. Ele permanece estável, mesmo em grandes ângulos de ataque. O caça multifuncional de quinta geração foi projetado para atingir todos os tipos de alvos. Devido aos materiais compostos modernos, ele permanece praticamente ilnvisível aos sistemas de radar do  inimigo. Sem o modo de pós-combustão e, portanto, sem o consumo excessivo de combustível, ele é capaz de voar em super cruise (velocidade supersônica porém sem póscombustão).

O desempenho do voo do Su-57 foi confirmado repetidamente na Síria. Lá eles foram testados em condições reais de combate. E no ano passado, no fórum do Exército, foi  assinado o maior contrato para o fornecimento de 76 dessas supermáquinas à Força Aérea Russa. Até 2028, eles planejam equipar três regimentos aéreos.

 

Expanda o vídeo e veja em tela cheia as belas imagens de vários caças Sukhoi Su-57 realizando manobras em alto G e lançandomísseis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter