COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Terrestre

10 de Maio, 2019 - 11:20 ( Brasília )

Moscou – 74ª Aniversário da Grande Guerra Patriótica

Um desfile militar foi realizado em Moscou, na Praça Vermelha, em homenagem ao 74º aniversário da vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945.


 
 
Em uma quente manhã de Maio foi realizado o desfile militar, comemorativos aos 74 anos da Vitória na Grande Guerra Patriótica. Participaram do desfile mais de 13,5 mil soldados. Este ano, o grupamento de desfile a pé foi formada por 35 grupos. Incluía oficiais, sargentos e soldados de unidades militares, estudantes e cadetes de escolas militares, estudantes das escolas militares e Nakhimov e Suvorov, corpo de cadetes e membros do movimento "UNARMIA", assim como representantes de outras agências de segurança do Ministério de Assuntos Internos, Serviço de Segurança Federal (FSB), Rosgvardia (Guarda de Fronteiras).

Pela primeira vez, o batalhão da Universidade de Moscou do Ministério do Interior da Federação Russa em homenagem. V.Kikotya, uma divisão de mulheres militares da Academia Militar de Defesa Aeroespacial.

Pela primeira vez os membros do Ryazan VVDKU, do 131º regimento de pára-quedistas e das 2ª Divisão de Infantaria Motorizada desfilaram com o novo fuzil AK-12. É parte integrante do sistema do Soldado russo RATNIK.


 

Membros da 2ª Divisão de Infantaria Motorizada com o Ak-12


Pela primeira vez, um pelotão de estudantes do sexo feminino da Universidade Militar portando carabinas participaram e que concluiu o desfile.

A parte motorizada incluiu 132 viaturas militares.

A abertura coube a um tanque T-34, seguido por:

- Colunas de viaturas  Tigr-M, com módulos de combate Arbalet-DM e sistemas de mísseis antitanque Kornet-D1 e veículos blindados Taifun-K 4x4;
- Veículos de combate de infantaria "Kurganets-25" e BMP-3;
-Tanques T-14 Armata e veículos de apoio a tanques BMPT, tanques T-72BZ;
- Veículos de combate aerotransportados da BMD-4M e veículos blindados de transporte de pessoal da BTR-MDM;
- Lançadores de autopropulsão do sistema de mísseis Iskander-M, Smerch MLRS, BTR-82A;
- Obuses autopropulsados de 152 mm "MSTA-S";
- Sistema de mísseis antiaéreos Buk-M2, sistemas de mísseis de defesa aérea tor-M2;
- Sistemas de mísseis antiaéreos "Pantsir-S";
- Lançadores de sistemas SAM S-400;
- Veículos especiais "Tigr-M SPN", carros protegidos "Typhoon-U" e "Typhoon-K";
- Veículos Tigr especialmente blindados, veículos blindados de patrulha, veículos blindados Ural-432009;
- Lançadores  móveis balísticos "YARS", e, 
- Blindados de transporte de pessoal "Boomerang" K-16.

O Comandante do Exército das Forças Terrestres General Oleg Salyukov comandou o desfile militar.



 

Vladimir Putin - Discurso na parada da vitória
09 Maio 2019 Moscou

 
Presidente da Rússia, Vladimir Putin: cidadãos da Rússia, queridos veteranos, Soldados e marinheiros, sargentos e sargentos, garantem oficiais e diretores, oficiais, generais e almirantes.

Parabéns pelo Dia da Vitória, o dia do nosso orgulho e pesar, nossa gratidão sem limites aos defensores da pátria que esmagaram o nazismo.

Eles estão todos no pedestal da tremenda Vitória. É por essa Vitória que eles lutaram e trabalharam, passaram pelo caminho abnegado de provações horrendas, levantaram-se como uma fortaleza inflexível no fogo das batalhas, deram tudo o que podiam e através do sofrimento conquistaram a Vitória!



A cada novo ano, chegamos a uma compreensão mais profunda do poder moral desse feito inigualável e do valor eterno do triunfo militar de nosso povo.

Foi o povo que defendeu e salvou nossa pátria, tornou-se a esperança e uma torre de força para a humanidade, o principal libertador das nações europeias.

A história do nosso país conta uma série de feitos heroicos, mas a vitória sobre o nazismo se destaca como retribuição aos nazistas por todos os seus crimes, por se considerarem uma “raça superior” e começarem a terrível guerra.

Essa força insolente subjugou muitas nações, e a impunidade velou os olhos dos nazistas. Eles pensaram que também seriam capazes de conquistar a União Soviética dentro de algumas semanas - a histórica Rússia milenar. Eles falharam.
Sim, após o ataque traiçoeiro do inimigo em nosso território, sofremos derrotas, retiros e pesadas derrotas, mas isso não quebrou o espírito da Rússia.

Já em julho de 1941, mais de 5 milhões de soldados se juntaram às fileiras do exército, dezenas de milhares de voluntários se tornaram milicianos.

Sob fogo violento, centenas de grandes fábricas foram evacuadas para o leste e, em tempo incrivelmente curto, a produção foi retomada nos Urais, na região do Volga e na Sibéria.

"Tudo para a vitória" tornou-se o slogan da frente doméstica. Foi isso que marcou a abertura da nossa “segunda frente” - a frente de trabalho heroica. Seu poderoso arsenal funcionou perfeitamente.

A vitória foi forjada por toda a nação. A guarnição da Fortaleza de Brest foi a primeira a receber o súbito impacto traiçoeiro dos invasores. Os defensores da fortaleza lutaram até o último soldado, eles deixaram a escrita nas paredes da cidadela, que ainda nos fazem ofegar por ar. Eles soam como um juramento e um testemunho para nós: "Estou morrendo, mas não me rendo".

As proezas dos soldados russos hoje estão nos dizendo que essa acusação não foi esquecida. Este juramento foi adotado pela atual geração de defensores da pátria e é a principal garantia de absoluta confiabilidade e invencibilidade das armas russas.
 
Foi exatamente isso que as pessoas pensaram e como agiram durante a Grande Guerra Patriótica, enquanto lutavam por sua pátria nas batalhas decisivas para Moscou e Stalingrado, no Enclave de Kursk e no rio Dnieper.
 
A vitória foi garantida com a coragem dos defensores das antigas capitais russas de Kiev e Veliky Novgorod, dos destemidos defensores de Smolensk, Odessa, Sebastopol e da fortaleza infinita dos habitantes da sitiada Leningrado.
 
Em cada cabeça de ponte e em cada linha militar, realizações de tremendo poder espiritual foram realizadas, muitas vezes por pessoas muito jovens. Mais da metade dos heróis da União Soviética tinham menos de 25 anos.
 
Muitos foram para a frente direto da escola e para sempre ficaram lá, na linha de frente, nunca sabendo a felicidade do amor, da família ou dos filhos.
 
Como soldados de seu país, eles não pouparam suas vidas em prol de sua liberdade, futuro pacífico e cada um de nós. Jamais esqueceremos a coragem e o auto-sacrifício deles, e o grande preço pago pela vitória.
 
Encurvamos nossas cabeças em respeito diante da memória dos filhos, filhas, pais, mães, avôs, maridos, esposas, irmãos, irmãs, colegas soldados, familiares e amigos. Sofremos pelos veteranos que não estão mais conosco.
 
Deixe-nos segurar um minuto de silêncio.
 
(Um minuto de silêncio)
 
Amigos,
 
A memória da Grande Guerra Patriótica e a verdade sobre ela fazem parte da nossa consciência e da nossa responsabilidade.
 
Hoje, vemos como vários países estão deliberadamente distorcendo eventos de guerra e como aqueles que, esquecendo a honra e a dignidade humana, serviram aos nazistas, agora estão sendo glorificados e como descaradamente mentem para seus filhos e traem seus antepassados.
 
Nosso dever sagrado é proteger os verdadeiros heróis. Nós nos curvamos a todos os veteranos da geração de vencedores. Você mora em países diferentes, mas a façanha que você realizou em conjunto não pode ser dividida. Nós sempre honraremos todos vocês e glorificaremos a Vitória, que sempre foi e continua sendo uma para todos nós.
 
As lições da guerra passada ainda são relevantes. Fizemos e continuaremos a fazer o melhor possível para garantir alta capacidade de combate de nossas Forças Armadas, o potencial de defesa do nível mais moderno, e continuaremos a reforçar o prestígio do serviço militar e a posição de soldados e oficiais, os defensores da pátria.
 
Ao mesmo tempo, a Rússia está aberta à cooperação com todos que estão dispostos a resistir ao terrorismo, ao neonazismo e ao extremismo. A resistência coletiva aos portadores de idéias mortais tornou-se crucial novamente.
 
Convocamos todos os países a se tornarem plenamente conscientes da nossa responsabilidade compartilhada de criar um sistema efetivo e igual para todos os sistemas de segurança.
 
Nossa nação está bem ciente do que é a guerra. Isso trouxe pesar e inúmeros sofrimentos para cada família. Nós não nos esquecemos de nada. Nós nos lembramos de tudo e mantemos sagrado o valor dos soldados da Vitória. Nossos desfiles militares, o trovão de fogos de artifício e a marcha do Regimento Imortal servem ao propósito de honrá-los.
 
O Dia da Vitória sempre reúne e une todas as gerações e abre o coração das pessoas. Hoje, não estamos escondendo nossas emoções, e esses sentimentos sinceros estão unindo a Rússia.
 
Estamos orgulhosos de nossa união, e estamos contentes em ter nossos filhos e netos conosco aqui, para que possamos transmitir a eles a memória sagrada das realizações heroicas de nossos pais e avós e estar confiantes de que suas façanhas e suas vitórias vai viver para sempre.
 
Glória à nação vitoriosa!
 
Feliz feriado para você!
 
Feliz dia da vitória!
 
Viva!

VEJA MAIS