COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Geopolítica

29 de Dezembro, 2017 - 12:00 ( Brasília )

Turquia e Rússia assinam acordo para fornecimento de mísseis S-400


Turquia e Rússia assinaram um acordo para o fornecimento de mísseis russos terra-ar S-400 para as forças militares turcas, noticiaram a CNN Turk e outros veículos de mídia nesta sexta-feira, finalizando um contrato no qual os dois países vinham trabalhando há mais de um ano.

O acordo dos S-400, que relatos estimam em cerca de 2,5 bilhões de dólares, causou preocupação no Ocidente porque a Turquia é integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o sistema não pode ser integrado à arquitetura militar da entidade.

Nenhum detalhe do acordo foi disponibilizado, e nenhuma autoridade estava disponível de imediato para comentar, mas Sergei Chemezov, diretor do conglomerado estatal russo Rostec, disse ao jornal Kommersant na quarta-feira que a Rússia entregará quatro baterias de mísseis S-400 aos turcos em cumprimento do acordo.



Ele disse que Moscou deve começar a fazer as primeira entregas em março de 2020, e que a Turquia é o primeiro país-membro da OTAN a adquirir o sistema avançado de mísseis S-400.

Mais cedo nesta sexta-feira, jornais turcos noticiaram que o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse que o país fará um empréstimo em rublos para fechar o acordo. Ancara deve pagar 45 por cento do custo à vista, e Moscou deve oferecer empréstimos para cobrir os 55 por cento restantes, explicou Chemezov ao Kommersant.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 22 JUN, 13:20

MAIS LIDAS

Russia Docs