COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Geopolítica

17 de Setembro, 2017 - 18:48 ( Brasília )

ZAPAD2017 - Primeiros dias de manobra

as manobras ZAPAD 2017 (Oeste) as maiores da Rússia desde a Guerra Fria.

 

Fotos e Vídeos 
Ministério da Defesa da Rússia



Rússia e Bielorrúsia iniciaram na quinta-feira (14SET2017) manobras militares em áreas fronteiriças com a União Europeia (UE), em meio a críticas da OTAN e de alguns Governos ocidentais que acusaram Moscou de mobilizar 100.000 soldados para os exercícios. Moscou e Minsk afirmam que as manobras, chamadas ZAPAD (“oeste”), têm um caráter apenas defensivo, com a participação de 12.700 militares, sendo 7.200 bielorrussos e 5.500 russos. A atividade “não está dirigida contra nenhum Estado nem conjunto de países”, disse nesta quinta-feira o Ministério de Defesa russo.

 “As manobras Zapad ocorre sob o mando dos chefes dos Estados-Maiores da Rússia e de Bieloerrússia e constituem a última etapa da instrução conjunta das forças armadas dos dois Estados”, diz um comunicado difundido pelos militares russos. O comandante do distrito militar ocidental da Rússia, Andrei Kartapolov, afirmou nesta quarta que o roteiro da simulação consiste em “fazer frente a grupos extremistas que penetraram no território da União Estatal (da Rússia e Bielorrúsia) para cometer atentados terroristas”

Mas o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, criticou há uma semana na Estônia a falta de transparência da Rússia e afirmou que a aliança militar ocidental acompanhará bem de perto as manobras conjuntas. Stoltenberg negou que os exercícios representem uma “ameaça iminente”, como advertiram os países bálticos e a Polônia, mas recordou que manobras similares aconteceram em 2008, antes da guerra na Ossétia do Sul, e em 2014, antes da anexação da Crimeia.

“Toda nação, incluindo a Rússia, tem o direito de exercitar suas forças. O problema é que eles não estão fazendo isso de uma maneira transparente, e já vimos anteriormente que a Rússia usou seus grandes exercícios militares para encobrir ou como precursor de agressivas ações militares contra seus vizinhos”, apontou.

Segundo o chamado Documento de Viena, só os exercícios com a participação de mais de 13.000 soldados devem ser abertos a observadores de outros países, mas vários países aliados consideram que um contingente muito maior está envolvido nos exercícios de Moscou e Minsk. “Acredito que estes sejam os maiores exercícios em quatro anos. Desta vez, 100.000 efetivos russos e bielorrussos estarão nas fronteiras da OTAN”, disse Michael Fallon, ministro da Defesa britânico.

Observar o sistema de ajuste de tiro adotado pelos russos na ZAPAD 2017. mesmo com o sistema GLONASS sabem que no campo de batalha moderno a interferência eletrônica tirará os sistemas de georeferenciamento do ar. 


A primeira etapa da ZAPAD 2017 foi lançada em 14 SET2017. A ZAPAD 2017 exercício estratégico conjunto (OESTE2017)" das Forças Armadas da Federação da Rússia e da Bielorrússia.

Em 16 de setembro de 2017, a primeira etapa do exercício estratégico conjunto "ZAPAD2017", que durou três dias, foi concluída.

Durante a segunda etapa, que acontece de 17 a 20 de setembro, nas áreas de manobras dos dois países, Rússia e da Bielorrússia, bem como no Mar Báltico com tropas (forças) do agrupamento regional, serão realizados exercícios práticos para a manobras de defesa, e ações ofensivas com o objetivo de derrotas o inimigo.

Os principais exercícios práticos de tropas (forças) dentro do exercício conjunto "ZAPAD2017" serão realizados no campo de treinamento "Luzhsky" (região de Leningrado), em 18 de setembro e no campo de treinamento "Borisovskiy" (República da Bielorrússia), em 20 de setembro deste ano.

Se tem a informação, que o presidente VladimirPutin comparecerá aos exercícios, do dia 18 de setembro.

Os principais objetivos do exercício são melhorar a interoperabilidade das equipes, em vários níveis, integrar as cadeias de comando e controle das tropas e armas, aprovar novos protocolos d eoperações, receber comandantes de todos Estados-Maiores e treiná-los em conflitos armados modernos.





"Tank is dead. Long live to Tank". Os Carros de Combate voltam ao cenário e planejamento militar.




A Força Aérea Russa empregando caças Sukhoi 27 / 30 / 34 e helicópteros Kamov.


 

Belas sequencias de lançamento de  tropas aerotransportadas.

s s


Coletânea de imagens pelo Ministério de Defesa da Rússia mostrando
várias sequências de ação. São 10 minutos de emoção. 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


CCT

CCT

Última atualização 17 DEZ, 13:25

MAIS LIDAS

Russia Docs