Bumerang: A nova família de blindados sobre rodas do exército Russo

Cap RIGO – CI Bld

BUMERANG é uma família de blindados russos sobre rodas, 8×8, que irá substituir a Viatura Blindada Anfíbia de Transporte de Pessoal BTR-80. O chassi do BUMERANG é chamado de VPK-7829, sendo lançado inicialmente nas versões da Viatura Blindada de Combate de Fuzileiros (VBCFuz) K-17 e da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) K-16.

A blindagem do BUMERANG é toda em aço fundido, com possibilidade de aplicação de uma camada de blindagem adicional. O chassi foi desenvolvido com a capacidade de receber suspensão tipo MacPherson ou suspensão hidropneumática com regulagem de altura variável.

Na VBTP, o compartimento da tropa fica na retaguarda da viatura. A sua capacidade de transporte é para oito fuzileiros. Os bancos não são presos no chão e contém cinto de segurança com cinco pontos, o que dá ao blindado a capacidade de atenuar uma possível explosão causada por minas terrestres ou dispositivos explosivos improvisados (IED). Possui, ainda, uma rampa que abre rapidamente à retaguarda da viatura, propiciando um eficiente desembarque da tropa.

A versão K-17 possui uma torre remotamente controlada idêntica a da VBCFuz T-15. Essa torre, chamada de Epoch Almaty, possui um canhão 30mm 2A42, com 500 tiros para uso imediato e uma metralhadora coaxial PKTM 7,62mm, com capacidade para realização imediata de 2000 disparos.

Além disso, dois lançadores de míssil guiados por laser Kornet-EM são instalados, um a cada lado da torre. Um dos lançadores contém míssil com ogiva termobárica com sensores de proximidade do alvo e impacto.

O outro lançador contém míssil com ogiva alto-explosiva anticarro (HEAT). O K-17 tem um peso bruto aproximado de 25 ton, um motor com 750 hp e transmissão automática, o que proporciona ao carro uma velocidade máxima de 100 Km/h e uma relação peso potência de 30hp/ton.

A viatura ainda pode contar com o sistema Afganit de proteção ativa, muito parecido com o que está sendo instalado na Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) T-14 Armata e na VBCFuz T-15.

As outras possíveis versões da família BUMERANG são: Viatura Blindada Socorro; Viatura Blindada Ambulância; Viatura Blindada de Comando, Controle e Comunicações; Viatura de Guerra Eletrônica; Viatura de Apoio de Fogo; Viatura de Reconhecimento; e Viaturas Especiais de Comando (para artilharia, aviação e defesa antiaérea); e uma Viatura Leve de Reconhecimento.

No momento, estão sendo realizados testes em um primeiro lote de seis viaturas e espera-se que a produção em escala industrial inicie em breve.

Fonte: Jane's Defense Weekly. More details of Russia's Bumerang emerge. 15 March 17. Vol 54. Issue 11, pág 15.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter