Rússia – Pela primeira vez na história usa porta-aviões em operações militares

Nota DefesaNet
Incluído vídeo 19h30min 16 Nov 2016
DefesaNet

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou nesta terça-feira o início de uma "grande operação de ataques maciços contra o Estado Islâmico e da Frente de Conquista do Levante (antiga Al Nusra) nas províncias sírias de Homs e Idlib", com a participação do porta-aviões Almirante Kuznetsov.

Pela primeira vez na história, o único porta-aviões das Forças Armadas russas entrou em ação de combate, informou Shoigu ao presidente russo, Vladimir Putin, em reunião realizada na cidade russa de Sochi, às margens do Mar Negro, segundo a imprensa local.

"Hoje começaram a decolar deste navio nossos aviões Su-33. Entre os principais alvos estão os arsenais e os centros de treinamento dos grupos armados ilegais, ou melhor dizendo, terroristas", explicou ministro.

Outra embarcação russa posicionada em águas sírias do Mar Mediterrâneo, a fragata Almirante Grigorovich, atacou com mísseis de cruzeiro Kalibr alvos terroristas no país árabe.

A aviação russa mobilizada na Síria, segundo Shoigu, ataca "fábricas que produzem diversas substâncias para a aniquilação em massa da população".

O ministro denunciou que nas últimas duas semanas os jihadistas utilizaram essas substâncias em pelo menos duas ocasiões, com um saldo de três mortes e mais de 50 intoxicados.

Na segunda-feira passada, o porta-aviões russo perdeu um de seus aparatos, um caça MiG-29K que caiu durante um voo de treino. O piloto saiu imune ao conseguir ejetar do avião.

Veículos de imprensa árabes informaram nesta terça-feira que zonas residenciais da cidade de Aleppo foram bombardeadas por aviões e helicópteros militares, sem detalhar a filiação.

No entanto, segundo o governo de Moscou, desde meados de outubro a aviação russa não realiza missões que tenham como alvo a cidade de Aleppo, a fim de facilitar a evacuação de civis e a entrega de ajuda humanitária.

O Kremlin negou supostos planos de ofensiva contra a cidade síria divulgados pela imprensa ocidental, mas disse que, se os jihadistas lançarem uma contra-ofensiva, a Rússia pode mudar de opinião e desistir de prolongar a pausa humanitária.

Forças de Assad e Rússia bombardeiam regiões rebeldes na Síria¹

A Rússia realizou nesta terça-feira (15) seus primeiros ataques aéreos sobre a Síria, partindo de seu porta-aviões no Mediterrâneo, enquanto a Aviação síria atingiu pela primeira vez em um mês bairros residenciais de Aleppo controlados pelos insurgentes – ações que, para Washington, violam as leis internacionais.

"Pela primeira vez na história da frota russa, o porta-aviões 'Almirante Kuznetsov' participou de operações armadas", fazendo decolar aviões Su-33, declarou o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, durante uma reunião com o presidente Vladimir Putin e com o Estado-Maior.

Segundo ele, o Exército russo começou uma operação de magnitude contra posições da organização Estado Islâmico (EI) e da Frente Fateh al-Sham (ex-Frente al-Nusra, Al-Qaeda na Síria) nas regiões de Idleb e de Homs, no noroeste e centro do país, respectivamente. Essa operação também envolve a fragata russa "Almirante Grigorovich", que disparou mísseis de cruzeiro Kalibr.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), os ataques russos visaram as localidades de Saraqeb, Jisr al-Shughour, Ariha, Maaret al-Noomane, Kafar Nebbol, redutos da oposição, a qual controla quase toda a província.

O porta-aviões "Almirante Kuznetsov" chegou na semana passada ao largo da costa da Síria para reforçar a presença militar russa no país dilacerado pela guerra desde 2011 e onde Moscou realiza há mais de um ano uma operação em apoio às forças do governo do presidente Bashar al-Assad.

Enquanto isso, após uma pausa de um mês a pedido dos russos, o Exército sírio bombardeou áreas residenciais na parte leste da cidade de Aleppo, controladas por rebeldes, informou o OSDH.

Ainda segundo a ONG, nas últimas 24 horas, três hospitais situados em zonas rebeldes do norte da Síria foram atingidos pelos bombardeios. Vários médicos e pacientes ficaram feridos, acrescentou a fonte.

Os Estados Unidos condenaram os ataques aéreos russos e advertiram que bombardear alvos civis viola o Direito Internacional.

A porta-voz do Departamento de Estado americano, Elizabeth Trudeau, disse que Washington recebeu informes de que os últimos ataques de Moscou e do governo sírio tiveram como alvo clínicas e hospitais.

"Condenamos firmemente a retomada dos ataques aéreos da Rússia na Síria, assim como do regime sírio contra hospitais. Acreditamos que seja uma violação do Direito Internacional", afirmou Elizabeth Trudeau.

Essa declaração "demonstra mais uma vez a retórica do Departamento de Estado sobre a situação na Síria baseada em mentiras", reagiu o porta-voz do Ministério russo da Defesa, general Igor Konashenkov.

Os bombardeios são a primeira operação de grande envergadura na Síria desde a eleição de Donald Trump para suceder a Barack Obama na Casa Branca.

Em entrevista transmitida nesta terça-feira à noite (15) pela emissora pública portuguesa RTP, o presidente sírio declarou que Trump será "um aliado natural", se lutar contra o terrorismo.

"Não podemos dizer nada do que ele vai fazer, mas, vamos dizer que, se ele vai lutar contra o terrorismo, é claro que vamos ser aliados, aliados naturais da mesma maneira que somos dos russos, dos iranianos e de muitos outros países que querem derrotar o terrorismo", afirmou Assad na entrevista à RTP.

'Ataques aéreos e barris explosivos'

"As forças do regime realizaram ataques e lançaram barris de explosivos em vários bairros de Aleppo pela primeira vez desde 18 de outubro", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

De acordo com um fotógrafo da AFP, os bairros de Sakhour e de Massaken Hanano foram alvos, com o OSDH evocando pelo menos cinco civis mortos e muitos feridos nos ataques.
 

O correspondente da AFP relatou seis ataques em Sakhour e dois barris de explosivos lançados sobre o bairro. Ele viu feridos sendo evacuados para hospitais e, pela primeira vez, aviões desviando para não serem atingidos por mísseis terra-ar.

As Forças Aéreas russa e síria tinham cessado seus ataques em 18 de outubro, três dias antes de uma trégua concebida por Moscou e Damasco.

Antiga capital econômica da Síria, Aleppo é um grande objetivo tanto para o governo do presidente Bashar al-Assad quanto para os insurgentes, que lutam desde 2011 em uma guerra cada vez mais complexa, que matou mais de 300.000 pessoas.

As forças governamentais tentam retomar o controle total desta que é a segunda maior cidade do país, dividida desde 2012 em setores rebeldes, a leste, e zonas sob o controle oficial, a oeste.

 

¹Com AFP

 

Vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia sobre as operações de caças Su-33 desde o porta-aviões Almirante Kuznetsov  Fonte MoD Rússia

Lançamento dos mísseis de Cruzeiro "Kalibr" (naval) e "Bastion" (terrestre), contra alvos na Síria – Fonte MoD Rússia

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter