Envio de mísseis russos a Kaliningrado é medida agressiva contra Europa, diz Lituânia

A transferência de mísseis russos Iskander, que podem comportar armas nucleares, para Kaliningrado é uma demonstração agressiva de poder da Rússia contra toda a Europa, disse a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, nesta terça-feira.

"Sabendo que os Iskanders não são equipamento defensivo, mas ofensivo, isso significa uma demonstração aberta e agressiva de poder e de agressão não contra os Estados bálticos, mas contra as capitais europeias", disse Grybauskaite em uma coletiva de imprensa depois de se encontrar com o presidente finlandês, Sauli Niinisto.

No início deste mês, a Rússia enviou mísseis Iskander-M ao enclave de Kaliningrado, que faz fronteira com a Polônia e a Lituânia, dizendo ser parte de exercícios de rotina.

Reino Unido deve tomar dianteira em manutenção de sanções à Rússia, diz chanceler

O Reino Unido deveria tomar a dianteira na manutenção das sanções à Rússia por conta das ações de Moscou na Síria e na Ucrânia, disse o ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, nesta terça-feira, acrescentando que não é possível "continuar tudo como está".

"É claro que é certo que o Reino Unido e a Federação Russa deveriam continuar cooperando e se engajando em todas as áreas nas quais temos interesses em comum", disse ele ao parlamento.

"Mas em vista do comportamento implacável e brutal dos russos na Ucrânia e na Síria… é certo que o Reino Unido deveria estar na dianteira mantendo pressão nas sanções e que não é possível continuar tudo como está com a Rússia".

A União Europeia e os Estados Unidos impuseram sanções a bancos e indivíduos russos próximos do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2014 após as ações de Moscou na Ucrânia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter