Helicópteros da Rússia anuncia entrega de 151 aeronaves à Índia

English version

A holding Helicópteros da Rússia, pertencente ao conglomerado Rostec, corporação estatal da Federação da Rússia que desenvolve, fabrica e exporta produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar, anuncia a entrega para a Índia de um lote final de 151 helicópteros do modelo Mi-17V-5, utilizado para transporte militar e considerado um dos mais equipados da série Mi-8/172.

“A Índia é um dos principais mercados para a indústria de construção de helicópteros e detêm a maior frota de aeronaves (mais de 400) de fabricação russa em todo o Sudeste Asiático”, afirma Alexander Mikheev, CEO da Helicópteros da Rússia. “Nós produzimos helicópteros multiuso de alta tecnologia que são capazes de atender as tarefas mais difíceis em qualquer lugar do mundo”, acrescenta o executivo.

O modelo Mi-17V-5 fornecido para o Índia é produzido pela JSC Kazan Helicopters, uma subsidiária da Helicópteros da Rússia. Possui motores novos e mais potentes, o que amplia significativamente sua capacidade de transporte, inclusive em altitudes elevadas. A aeronave pode ainda ser usada em operações de busca e salvamento, além de ser equipada com armas.

Entre 2012 e 2015, a Rússia entregou 148 helicópteros de transporte militar para a Índia. Ambos os países assinaram no fim do ano passado um acordo para a montagem de 200 helicópteros do modelo Ka-226T em território indiano. O acordo ainda inclui apoio técnico, manutenção, operação e reparo das aeronaves.

Com um peso de decolagem máximo de 4 mil toneladas, o Ka-226T é projetado para transporte de carga e passageiros até áreas montanhosas de difícil acesso e operações de patrulha e resgate.

Além disso, a Força Aérea da Índia está planejando encomendar mais 48 helicópteros do modelo Mi-17V-5. As aeronaves serão utilizadas para voos sobre várias paisagens, tanto nos desertos como nas regiões montanhosas.

A Rostec, por meio da holding Helicópteros da Rússia, comercializa um em cada seis helicópteros que são vendidos no mundo todo. A companhia detém 85% de participação no mercado russo, além de 14% das vendas mundiais de aeronaves.

Em 2014, um total de 9.000 helicópteros de produção russa estavam em operação em mais de 100 países. O parque de helicópteros de fabricação russa na América do Sul já totaliza mais de 400 unidades.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter