Is Paris Burning? – Polícia Francesa Lança Manisfesto

 

DefesaNet Redação

O que tem chamado a atenção nos tumultos, que ocorreram em três fins de semana, em Paris, em especial, foi a ação de certa maneira confusa das Forças da Gendarmeria Naciocal. Em especial sua principal tropa de intervenção a "Compagnies Républicaines de Sécurité", mais conhecidas em todo o mundo pelas letras CRS.

Os uniformes azul escuro e o grande escudo vermelho com as letras CRS são respeitados e temidos na França.

Porém, no governo Sarkozy iniciou-se um desmantelamento da CRS assim como das forças de da Gendareria Móvel.

A situação mudou levemete após 2015, com o atentado ao Bataclan.

Porém, as regras de engajamento e a dispersão de funções são duramente contestadas neste documento divulgado, na quarta-feira (05DEZ2018), pelo Sindicato dos Agentes de Segurança Interna.

O emprego de blindados (ver tweeter abaixo) e os lançadores de granadas a uma distância maior para evitar o contato com os manifestantes são indicados no documento.

No tuite abaixo reclamam que os blindados ficaram…….nas garagens

 

Ver o gráfico com a redução seguida pela G Nationale, que adotou um estudo do Senado Francês, redução de 15 esquadrões de Gendarmerie Mobile suprimidas, entre 2008 e 2012, e companhias  do reduzidas a 3 seções em vez de 4.

 

CFDT SCSI

Sindicato dos Agentes de Segurança Interna

Paris, 4 de dezembro

Comunicado de imprensa

Ordem Pública: Quadratura do Círculo

Estamos agora na véspera de um fim de semana de alto risco.

Apesar de um clima que muitas vezes é insurrecional, evitamos as mortes, graças ao profissionalismo e à frieza de nossos colegas. A polícia responderá novamente no próximo sábado, mas enfrenta movimentos cotidianos (estudantes do ensino médio, paramédicos etc.) que geram constante mobilização em todo o território e um esgotamento geral de homens e mulheres. num ministério onde as regras europeias sobre o tempo de trabalho ainda não são mais aplicadas.

Uma observação realista é necessária.

O policiamento tem visto sua queda de pessoal com o governo Nicolas Sarkozy (redução de pessoal no CRS e Esquadrões Móveis dissolvidos), seus meios pesados ??(blindado) e sistemas de lançadores (granadas ofensivas) desapareceu e os agentes agora realizam suas tarefas com lançadores de balas de borracha, gás lacrimogêneo e bastões de defesa.

Como, nessas condições, proteger as pessoas, e em primeiro lugar, os manifestantes, defender a propriedade, garantir a liberdade de circulação e desafiar indivíduos armados e determinados a tudo sem violência?

Esta é a Quadratura do Círculo …

O SCSI-CFDT, portanto, pergunta:

A mobilização da Guarda Nacional para reforçar o pessoal da polícia no exercício de suas missões diárias de polícia para liberar pessoal que possa intervir nas manifestações

O alívio de todas as restrições não prioritárias: supresão de todas as manifestações de risco, partidas sensíveis, vigilância desnecessária de certas personalidades e todos os guardas em hospitais, extrações judiciais e proteção judicial são fornecidos pelso  serviços penitenciários

A presença de todos os meios pesados, ??como os Veículos Blindados e os véculos equipados com jato de água da Gendarmaria nos lugares mais sensíveis.

Proibição de manifestações nesses mesmos locais que poderiam levar a sérios distúrbios, principalmente para os manifestantes

Por último, o SCSI-CFDT pede que políticos de todos os tipos, deputados e senadores, prefeitos, secretários-gerais dos sindicatos, porta-vozes dos coletes amarelos, apóiem ??os clamores pacifistas populares. Um novo evento na Champs-Elysées apresenta grandes riscos. A liberdade de manifestação é um pilar da nossa democracia, mas o seu exercício implica regras claras para preservar este direito fundamental, no interesse de todos os cidadãos e para garantir a melhor segurança possível.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter