Forças Armadas levam por água, terra e ar, apoio a todos os cantos do país

Tenente Indira Efel

Militares da Força Aérea Brasileira transportaram, na manhã dessa quinta-feira (04), mais de 4 toneladas de álcool em gel e equipamentos de proteção individual para Boa Vista, em Roraima. Os itens, que foram carregados em um KC-390 Millennium, serão utilizados no combate ao novo coronavírus.

Pelas águas, militares iniciaram o transporte fluvial de equipes de saúde e tropas para atuarem no apoio às comunidades indígenas. Os médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e tropas foram transportados no Ferry-Boat Marechal Bittencourt e estão levando apoio médico e orientação às comunidades do Rio Jutaí, na região do Médio Solimões.

Além disso, as Forças Armadas realizam campanha de doação voluntária de sangue em todas as regiões. Em Campo Grande (MS), militares do 9º Batalhão de Suprimento contribuíram com os estoques do banco de sangue do Hemosul.

Em Pirassununga (SP), militares participaram da campanha “Ajudar está no nosso sangue”, organizada pelo Exército Brasileiro. As doações beneficiaram o Hemocentro da Unicamp. A Escola Preparatória de Cadetes em, Campinas (SP), também entrou na campanha e iluminou toda a fachada do prédio para incentivar a doação, neste período de pandemia.

No Rio de Janeiro, no Comando Conjunto Leste, militares apoiaram a campanha de vacinação do SEST/SENAT, no Terminal Rodoviário de Campo Grande. Durante a ação, foram aplicadas 250 doses de vacina contra gripe. Ainda na capital carioca, a Marinha do Brasil realizou capacitação e desinfecção na Unidade Socioeducativa, da Secretaria de Educação, na Ilha do Governador.

Na Região Norte, militares limparam a Procuradoria da República do Rio Grande do Norte, em Natal. Do outro lado do País, na Região Sul, a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada higienizou áreas públicas com grande circulação de pessoas.

Já no Comando Conjunto Oeste militares descontaminaram 100% das unidades de saúde do munícipio de Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram limpos 16 locais públicos. Em Manaus, foi feita a descontaminação das instalações internas da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter