Exército antecipa campanha de apoio aos hemocentros e registra quase 8 mil doações de sangue em abril

“Ajudar está no nosso Sangue” é o tema da campanha que estimula e apoia a doação voluntária de sangue e de medula óssea por parte de militares do Exército. A campanha teria início em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14. Porém, face ao cenário de pandemia, a ação foi antecipada para o mês de abril, a fim de abastecer os estoques dos hemocentros do país. O resultado foi o registro de quase 8 mil doações, permitindo a chance de socorro a milhares de pacientes em todo o Brasil.

Ao longo do ano, o Exército Brasileiro incentiva a doação de sangue em seus quartéis no país inteiro. Em 2019, quase 10 mil doações de militares possibilitaram que cerca de 40.400 pessoas fossem beneficiadas. A campanha do ano atual estimula doações solidárias, seguindo os cuidados que a pandemia exige: uso de máscaras pelos doadores e agendamentos junto aos hemocentros.

A mão amiga continua trabalhando e os militares são estimulados a tornarem-se doadores, uma vez que a doação é uma prática rotineira e incentivada nas organizações militares. Os hemocentros brasileiros recorrem à voluntariedade dos integrantes das unidades militares, em diferentes períodos do ano, visando manter seus bancos de sangue em níveis adequados às suas necessidades.

A escolha do dia 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos. Mas não é necessário esperar a data para fazer a doação. Doar sangue é um processo rápido e seguro. Procure o hemocentro mais perto e seja doador. Com o intuito de dar essa prova de amor ao próximo, é preciso cumprir requisitos simples:

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis e idosos devem ter feito ao menos uma doação antes dos 61 anos);

– Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal maior ou igual a 18,5;

– Não estar utilizando medicamentos;

– Apresentar documento oficial com foto;

– Ao menos seis horas de sono na noite anterior à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

– Não fumar duas horas antes da doação.

"Ajudar está no nosso Sangue!"
 

Pacientes curados da COVID-19 recebem alta no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM)

No dia 12 de maio, dois pacientes curados da COVID-19 receberam alta do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (HGUSGC). A equipe de militares e servidores civis envolvidos na assistência dos pacientes preparou uma singela homenagem em forma de corredor humano, onde os curados receberam aplausos e brados de vitória, visando marcar o momento de superação.

O HGUSGC, no contexto da rede de assistência em saúde na Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, é responsável por receber e realizar o tratamento médico no município, evacuando para Manaus (AM) os casos mais graves do novo coronavírus.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter