Profissionais do HAAF recebem treinamento para atender pacientes com COVID-19

Aspirante Letícia Faria E Major Monteiro

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), convocou profissionais de saúde da Unidade para um treinamento da sequência rápida de intubação orotraqueal em pacientes portadores do novo Coronavírus. As aulas teórico-prática iniciaram no mês de março,  encerram nesta segunda-feira (6), e foram ministradas pela equipe de instrução com apoio da Divisão Médica, Seção de Cardiologia e Unidade de Terapia Intensiva.

Como a síndrome gripal do COVID-19 evolui para a insuficiência de oxigênio no sangue (hipoxemia), é necessário realizar a intubação orotraqueal, um procedimento de suporte avançado em que o médico, com um laringoscópio, visualiza a laringe e por meio dela introduz um tubo na traqueia.

A equipe de instrução contou com as orientações do Chefe da Unidade de Terapia Intensiva, Tenente Médico Hugo Nascimento Silva e a coordenação da Chefe da Seção de Cardiologia, Major Médica Gabriela de Moura, que ressalta a relevância dos treinamentos no âmbito hospitalar. “A alta transmissibilidade viral facilita a contaminação do ambiente e da equipe de saúde envolvida, por isso, o procedimento de intubação orotraqueal necessita ser realizado de uma maneira rápida e sem múltiplas tentativas, a fim de minimizar o risco de contágio para os profissionais”, explica.

Fotos: HAAF

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter