HPS 28 de Agosto passa por descontaminação preventiva por equipe de militares da Marinha e do Exército

Para apoiar as ações de combate ao Covid-19, a Equipe de Resposta Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) Distrital, composta por militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, realizou, no dia 4 de abril, ações preventivas de descontaminação das instalações internas e das ambulâncias do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus-AM.

A equipe foi composta por 52 militares, sendo 48 do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, subordinado ao Comando do 9º Distrito Naval e quatro do Exército Brasileiro. Este tipo de operação permite neutralizar os efeitos do vírus e dar segurança durante o atendimento de saúde. Segundo o Comandante do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, a ação ocorreu após uma solicitação do HPS 28 de Agosto.

“A solicitação partiu do próprio hospital e foi submetida ao Comando do 9º Distrito Naval e ao Comando Conjunto Amazônia. A partir desse momento, viemos na manhã de ontem realizar o reconhecimento, dimensionamos a quantidade de material, de pessoal, a área e estimar e o tempo necessário para realizar a atividade”, detalhou o Capitão de Fragata, André Guimarães.

No final das atividades, funcionários que realizavam a limpeza geral do hospital foram orientados pelos militares como manter os locais limpos e desinfectados.

A Gerente Técnica do Hospital, Cristiane Rodrigues, destacou a importância do rápido atendimento das Forças Armadas. “Por se tratar de um Pronto Socorro de emergência, é necessário ações preventivas e um cuidado especial com demais áreas do hospital, assegurando a saúde dos pacientes”, relatou.

As ações fazem parte da Operação “Covid-19” do Ministério da Defesa, alinhada com o Comando Conjunto Amazônia, conduzido pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Dentre as tarefas, as Forças têm prestado apoio aos órgãos de saúde e de segurança pública para mitigar ao máximo os impactos causados pelo novo coronavírus.

2° Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza descontaminação preventiva no Batalhão da ROTAM-PA

A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) realizou, no dia 2 de abril, a descontaminação preventiva do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) da Polícia Militar do Estado do Pará, auxiliando no combate à propagação do novo coronavírus.

A equipe já realizou a descontaminação do Terminal Hidroviário de Belém, do Aeroporto Internacional de Belém e de ambulância do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. O Batalhão da ROTAM é constantemente acionado para realizar ações em diversos bairros da região metropolitana de Belém-PA, o que aumenta os riscos de seus militares terem contato com possíveis infectados pelo Covid-19.

Além de viaturas e motos operativas, as ações de descontaminação também abrangeram áreas internas, como alojamentos, banheiros, secretarias e academia.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter